Benjamim Falqueto tomou posse como vereador de Venda Nova do Imigrante durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (10). Ele assume a vaga por ser o primeiro suplente do vereador Acácio Côra, que se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Obras. Na eleição municipal de 2012, Benjamim obteve 434 votos.
Em seu primeiro pronunciamento como vereador, ele disse que exercer esse cargo numa Câmara como a de Venda Nova do Imigrante é uma grande honra. “Esta Câmara poderia ser posta como exemplo para todo o Brasil”, declarou. De forma bem-humorada, Benjamim disse que, aos 87 anos, ainda quer dar a sua ajuda para que o Poder Legislativo Municipal continue a fazer um bom trabalho. “Apesar de ser uma carcaça já velha, me proponho a me empenhar, com todas as minhas forças, e contribuir para que essa Câmara continue sendo o modelo que é.”
Para finalizar, ele afirmou que vai estar sempre disponível para aprender e fazer o melhor para o Município. “Como assumo o cargo de vereador, vamos esquecer a velha carcaça e dizer como o poeta italiano: vi regalerò quel che resta della mia gioventù (vou presenteá-los com o que resta da minha juventude)”.Após a fala de Benjamim, todos os vereadores o saudaram e falaram sobre sua chegada à Câmara Municipal.
Benjamim Falqueto nasceu em 31 de março de 1927. É casado com Edília Sossai e tem 15 filhos e 21 netos. Ele já foi prefeito de Conceição do Castelo, de 1977 a 1981, e vereador no mesmo município por duas vezes: de 1971 a 1972 e de 1973 a 1976. Atualmente, trabalha como agricultor.
Em 2008, ele recebeu da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante a Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman. Benjamim também é autor da letra do hino municipal de Venda Nova do Imigrante.
Na comunidade, já esteve à frente de várias entidades e associações; é sócio-fundador da cooperativa dos cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo- Pronova e do Coral Santa Cecília; já foi presidente do Sindicato Rural Patronal de Venda Nova do Imigrante e coordenador do Conselho Pastoral da Igreja Matriz.
Licença
A licença ao vereador Acácio Côra foi concedida em virtude de sua nomeação para o cargo de secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos. A licença não tem tempo determinado e pode ser interrompida a qualquer momento.