Em Castelo a movimentação já é grande por conta da Festa de Corpus Christi. O castelinho, um dos pontos turísticos da cidade, já foi ornamentado, e o palco onde acontece a missa campal em frente à igreja está montado. A preparação é antecipada, uma vez que a montagem dos tapetes só começa mesmo a partir das 18h de hoje (18). Hotéis, pousadas, bares e restaurantes estão à espera da chegada dos turistas para o maior evento religioso da Região.
"Nossa expectativa é de receber 80 mil pessoas. É um número muito grande de visitantes para um município que possui um total de 35 mil habitantes. Em um único dia, recebemos mais que o dobro de toda a nossa população. Por isso, nos preparamos para oferecer aos visitantes o que temos de melhor”, disse o Prefeito Jair Ferraço.
Na Praça Três Irmãos, além da Praça de Alimentação onde serão servidas refeições por diversas entidades da cidade, várias tendas já foram montadas ao redor do chafariz. Elas vão abrigar mesas e cadeiras para dar mais conforto aos visitantes na hora de se alimentar ou mesmo de descansar ao percorrer o trajeto de 1,5 km dos tapetes. Na frente do Teatro Municipal, também na praça, foi montado um pequeno palco onde vão acontecer as apresentações culturais na noite de quarta e no fim da manhã de quinta-feira (19).
"Este ano contratamos banheiros químicos extras que já começaram a ser colocados em vários pontos da cidade para oferecer mais comodidade aos visitantes. Além disso, contamos com banheiros públicos localizados na calçada lateral da Igreja Matriz, também na Rodoviária e no Parque da Beira Rio, todos com limpeza constante", informou o Secretário de Turismo e Cultura, Marcos Antônio Lopes.
A interdição das ruas centrais da cidade, na chamada "Área Santa", que compreende o percurso dos tapetes, acontece a partir do meio-dia da quarta-feira e a liberação será somente à meia noite do dia seguinte. "Planejamos ações para tornar o trabalho de segurança e trânsito ainda mais eficiente. Teremos ambulâncias, técnicos de enfermagem e paramédicos bem posicionados na Área Santa e com saída de acesso direto para a Santa Casa Castelense, por exemplo", disse o Coordenador da Comissão de Segurança e Trânsito e Presidente da Associação de Segurança Pública de Castelo, Ramon Lambranho.
Os moradores da área central da cidade e comerciantes também já começaram a enfeitar as fachadas e, com isso, colaboram para deixar a cidade ainda mais bonita e encantadora aos olhos dos visitantes, que já começaram a chegar. "Venho todo ano e acho que sempre vale a pena porque a festa é ótima. Já rodei pela cidade e vi que este ano deve ficar ainda melhor", contou Ronaldo Louzada, turista do Rio de Janeiro, que chegou a Castelo nessa terça-feira (17) por volta das seis da manhã.
Os 483 leitos dos quatro hotéis, três pousadas e sete hospedagens alternativas de Cama e Café do município foram reservados antecipadamente e os proprietários trabalham bastante para atender a tanta gente durante o feriado. "Nossos 50 quartos vão ficar ocupados e temos até lista de espera. São 17 funcionários trabalhando em ritmo intenso pra dar conta de tanto serviço", revelou o empresário dono de um dos hotéis, Aldren Thomazini Falçoni.
O setor gastronômico é outro favorecido pela grande circulação de pessoas no município durante os dois dias de festa. São mais de 60 bares e restaurantes que funcionarão para dar conta de alimentar o público. Um deles é a churrascaria de Sérgio Novello. "A exemplo do ano passado, nossa expectativa é servir mais de 1.400 pessoas apenas no almoço. Para isso, precisamos dobrar o número de funcionários do restaurante", contou o dono do estabelecimento.
A festa é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha em parceria com a Prefeitura de Castelo.