Geral

Queimadas lideram chamados nos Bombeiros

•Por Leandro Fidelis

O Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano está se desdobrando para atender aos inúmeros chamados de queimadas na Região Serrana. A irresponsabilidade de alguns agricultores somada à seca que castiga o Estado é a maior causa.

Ontem, por volta das 17h30, a reportagem da FMZ acompanhou os trabalhos em São Roque, zona rural de Venda Nova, onde o fogo se alastrou, destruindo florestas de mata atlântica no entorno das propriedades.

“Tem dia que atendemos até a cinco chamados. Saímos às 8h da unidade e só retornamos às 22h até concluir os trabalhos”, disse um soldado de um grupo de seis deslocado para São Roque. Um técnico do Idaf deu apoio ao grupo.

Como as queimadas ocorrem em localidades altas, muitas vezes os bombeiros não conseguem chegar com o carro tanque. Entram em cena equipamentos como o abafador, uma tira de borracha com um cabo que, em contato com o fogo, retira-lhe o oxigênio, apagando-o. Foi o caso de hoje à tarde, na propriedade de Florindo Avanci.

Desespero

Com ajuda de agricultores, os bombeiros também fizeram aceiros para impedir o avanço das chamas para outras áreas. O agricultor Ezequiel Vinco Colodetti temia que o fogo alcançasse sua propriedade, vizinha a dos Avanci. “Não lembro de um incêndio nessas proporções em São Roque”, disse.

Já Braz José Schettino perdeu cerca de 4 alqueires com a queimada. “Já é a quarta ou quinta vez que alguém ateia fogo na altura do Nico Andreão e se alastra até aqui”, conta. Segundo Schettino, as chamas começaram na segunda. Na quarta-feira, ele teria ido ao Idaf alertar para o desastre. “Ninguém tomou atitude”.

O fogo também destruiu árvores na Fazenda Brunoro, onde a fumaça cobriu as granjas de frango e plantações. Havia sinais de fumaça também na localidade de Santa Justa, já no município de Castelo.

De acordo com o sargento Nóia, a demanda por combates a incêndios florestais tem sido grande em função do longo período de estiagem no Estado. “O serviço tem sido quase todo voltado para combater incêndios em vegetação. Estamos reforçando com escala extra para esses atendimentos”.

Ainda segundo o sargento, na maioria das vezes o fogo começa com os proprietários abrindo frente para o plantio sem o devido controle.

Veja mais fotos na galeria de fotos deste site!

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho