Cidades

Consumidores terão Procon em Venda Nova a partir de segunda-feira (07)

* Redação FMZ

A partir da próxima segunda-feira (07), os consumidores de Venda Nova do Imigrante passarão a contar com um canal de atendimento do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor- Procon. A unidade vai funcionar na entrada lateral do prédio da Prefeitura, onde funcionava o Creas.

O atendimento será realizado de segunda à sexta-feira, das 12 às 18 horas e faz parte do Sistema Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor- SMDC, composto pelo Procon e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor- Condecon.

O Procon Municipal é um órgão ligado ao Gabinete do Prefeito e destinado a promover e implementar as ações direcionadas à educação, proteção e defesa do consumidor e coordenação da política do SMDC.

Entre as atribuições do Procon Municipal estão: receber, analisar, avaliar e encaminhar consultas, reclamações e sugestões apresentadas por consumidores, por entidades representativas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado; orientar permanentemente consumidores e fornecedores sobre seus direitos, deveres e prerrogativas; encaminhar ao Ministério Público a notícia de fato tipificados como crimes contra as relações do consumo e as violações a direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos; e fiscalizar e aplicar as sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

A estrutura do Procon Municipal será composta por coordenadoria executiva, setor de atendimento ao consumidor, setor de fiscalização, setor de assessoria técnica (assessoria jurídica) e setor de apoio administrativo. O coordenador executivo do órgão será nomeado pelo prefeito e os serviços serão executados por servidores municipais, podendo ser auxiliados por estagiários.

Procon

O Procon atua em todo Brasil e orienta os consumidores em suas reclamações, informa sobre seus direitos, e fiscaliza as relações de consumo. Ele funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário, tentando solucionar previamente os conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço, e quando não há acordo, encaminha o caso para o Juizado Especial Cível com jurisdição sobre o local.

 

*Leia também: Procon tem serviço que livra consumidores do telemarketing

Confira mais Notícias

Gênesis 2026: ideias inovadoras poderão se transformar em novos negócios na região Serrana

Cooperativa de Domingos Martins inaugura unidade que vai processar 20 toneladas de tilápia por dia

Mais de 200 vagas de emprego abertas em Venda Nova e região. Confira!

Festa da solidariedade: 38 anos de Venda Nova rendem mais de R$ 300 mil para instituições sociais

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 32 milhões

Acidente deixa um homem morto e outro ferido no interior de Ibatiba

Sepultamentos em Venda Nova só poderão ocorrer com a apresentação da certidão de óbito

Programa Gênesis abre etapa Sudoeste Serrana com evento gratuito em Venda Nova do Imigrante