Venda Nova ganhará sede dos Bombeiros em um ano

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

Uma ordem de serviço foi assinada na tarde desta sexta-feira (11), em Venda Nova do Imigrante, para a construção da unidade do Corpo de Bombeiros no município. A previsão é de que a unidade comece a operar dentro de um ano, atendendo a outros sete municípios.

O investimento total na obra e em equipamentos é de cerca de R$ 3,5 milhões. A 2ª Companhia do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros ocupará uma área de 2.800 metros quadrados, sendo 1.142 m² de construção. O terreno foi adquirido pela Prefeitura no Distrito de São João de Viçosa, às margens da BR-262.

De acordo com o major Leonardo Carnielli, as Seção de Planejamento do Corpo de Bombeiros, o efetivo contará com 47 bombeiros militares, e o processo seletivo para preenchimento das vagas ainda não tem data para acontecer. “Quando a obra for entregue, os bombeiros já estarão convocados. São necessários nove meses para prepará-los.”

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, o subsecretário de Integração Institucional da Segurança Pública, Guilherme Pacífico, e o coordenador estadual de Defesa Civil, Carlos Marcelo D'Isep.
Leandro Fidelis

A unidade de Venda Nova continuará subordinada ao 4º Batalhão de Marechal Floriano. Além do município-sede, serão atendidos Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Iúna, Irupi e Ibatiba que, juntos, tem população estimada de 154.963 habitantes.

Atualmente, o tempo-resposta médio para a região de abrangência do Batalhão de Marechal é de 1h47. Com a implantação da nova unidade, a expectativa é de que o atendimento passe a ser feito em até 50 minutos.

“Teremos uma grande redução do tempo-resposta com a implantação de outras unidades no Estado”, destacou o major Carnielli.

Leandro Fidelis

Ainda segundo o major, a companhia contará com três guarnições, uma de busca e salvamento, outra de prevenção e combate a incêndios e uma terceira de atendimento pré-hospitalar.

Além disso, prestará serviços de vistoria de prevenção contra incêndio e pânico para regularização de edificações comerciais e residenciais.

 

Expansão

A implantação da unidade dos Bombeiros faz parte do Plano de Expansão da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Atualmente, são 11 unidades distribuídas pelo Espírito Santo e, de acordo com o subscretário de Integração Institucional da Segurança Pública, Guilherme Pacífico, o plano prevê para este inaugurar em Anchieta, Guaçuí e São Mateus.

“Trata-se de um plano integrado que contempla a segurança pública e a defesa social. O Corpo de Bombeiros é um elo importante nesse segmento. A unidade de Venda Nova fica em uma área de desenvolvimento do Espírito Santo, onde a reivindicação da comunidade é bem antiga”, declarou Pacífico.

Após a construção das novas unidades, serão 15 os municípios que contarão com unidades operacionais dos Bombeiros: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Marechal Floriano, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz, Guaçuí, Nova Venécia e Venda Nova.

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados

Da madeira apreendida à ressocialização, parceria em Xuri (ES) une sustentabilidade e transformação de vidas

Venda Nova

Creven realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 15 de setembro

5ª RuralturES reúne mais de 27 mil visitantes e divulga próxima edição

Venda Nova do Imigrante recebe investimentos do Governo do Estado durante a Ruraltures 

Ruraltures 2025 vai até domingo (17) em Venda Nova do Imigrante com expectativa de 30 mil visitantes

Negócios

Produtos com Indicação Geográfica ganham espaço inédito na RuralturES

Festival Sabores do Caparaó agita Muniz Freire de 21 a 23 de agosto