Divulgação |
* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
O município de Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Estado, produziu ontem a maior omelete das Américas. Em vez dos 15.500 ovos previstos, foram utilizados 15.840 ovos, que resultaram em uma omelete com 600 quilos.
O preparo ocorreu durante o encerramento da 34ª Festa do Colono, que começou na última quinta-feira (24). Foram três horas de cozimento na frigideira construída em aço, com fundo de 3 metros de diâmetro, 20 centímetros de altura e peso de 400 quilos.
Moças vestidas em trajes pomeranos típicos dos colonizadores de Santa Maria fizeram a distribuição gratuita de 2.000 porções da omelete entre o público do evento.
Até ontem, a cidade argentina de Pigüé detinha o recorde não-oficial da maior omelete do continente americano. De acordo com a organização da Festa do Colono, assim como na Argentina, não houve aferição de recorde para registro no “Guiness Book”, o “Livro dos Recordes”.
O recorde mundial ainda é da cidade turca de Ancara, com a utilização de 110 mil ovos para a produção de 4,4 toneladas de omelete.
Em Santa Maria, a receita também incluiu 75 quilos de cebolas, 22 litros de óleo, oito litros de azeite extra virgem, 60 quilos de manteiga, 7,5 quilos de sal, três quilos de alho, 90 maços de cebolinha picada, 45 maços de salsa picada e a mesma quantidade de ervas aromáticas.