Gambá albino é encontrado em Vargem Alta

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

Um gambá diferente dos outros membros da espécie apareceu na manhã desta sexta-feira (1º) em Vargem Alta. O animal tem o corpo totalmente branco e foi encontrado por um agricultor na localidade de Capivara, na área rural do município. Ele foi resgatado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Animal será solto em área de preservação – Foto: Divulgação

O mamífero tem pelagem totalmente clara. Ele estava no quintal da casa do agricultor quando foi encontrado. De acordo com especialistas, a causa da coloração branca provavelmente é genética. “O albinismo é uma característica que, geralmente, não prevalece nas espécies. No caso deste animal, tanto o macho quanto a fêmea que o reproduziram tinham um elemento genético que o fez ter essa falta de pigmentação. É algo natural, mas raro de acontecer” explica Claudia Sampaio, analista ambiental do Núcleo de Fauna do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema).

O gambá está recebendo cuidados especiais e será devolvido ao seu habitat natural no próximo domingo (03). Ele será solto na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata da Serra, também em Vargem Alta.

Confira mais Notícias

Trilha para piscinas naturais do Parque Estadual da Pedra Azul é temporariamente interditada

Associação de Artesãos de Venda Nova ganha novo nome e reforça identidade

Morre o Irmão Agostinho Bastianello, aos 96 anos

‘Campanha Doce Páscoa Feliz’ arrecada 2,4 mil caixas de chocolate para crianças carentes em Venda Nova

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas