Hospital de Domingos Martins cria comissão para acabar com infecções

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

O Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt, de Domingos Martins, na Região Serrana, comemora o baixo índice de infecção hospitalar, que é de 1% atualmente. Desde julho de 2013, uma comissão formada por profissionais da instituição utiliza um método de vigilância junto aos pacientes para reduzir a taxa de infecções. O trabalho deu resultados.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é formada por uma equipe multidisciplinar envolvendo médicos, enfermeiros e outros profissionais.  O grupo é responsável pelo controle dos índices de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS).

Julio Huber/Divulgação
A médica Sara Valentim (diretora técnica da Comissão) e a enfermeira Maryana Wetler consideram os índices atuais satisfatórios.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária- Anvisa considera aceitável índice de infecção de até 5%. O hospital de Domingos Martins, que é filantrópico, realiza 120 cirurgias em média por mês. É durante ou depois das operações que as infecções ocorrem com mais frequência.

A quantidade de bactérias aumentou na unidade. Por isso, os profissionais passaram a usar o cotonete SWAB, que coleta o material no paciente e analisa.O SWAB tem um cabo comprido e absorve bastante os fluídos após esfregado na região do corpo onde é realizada a coleta.

Nesse procedimento, os pacientes que são transferidos de outras unidades passam por uma coleta de material de pele, e depois o material coletado é enviado a um laboratório para ser analisado.

Durante o período de análise do material coletado, o paciente fica em uma enfermaria específica e, dependendo do tipo de bactéria apresentada, multiresistente ou não, ele é transferido do local para outra unidade do Estado. Em todas as etapas, os pacientes são orientados pelos profissionais como uma forma de precaução e segurança.

A enfermeira do serviço de controle de infecção na unidade, Maryana Wetler, considera os índices do processo muito satisfatórios. “Nossa margem de infecção é de 1% e estamos desenvolvendo um trabalho constante para diminuir esse percentual”, disse Maryana. Ela afirma que a comissão só terá boletins comparativos a partir de 2015.

Segundo o médico infectologista e membro da CCIH, Raphael Lubiana, a intenção é identificar quais infecções são mais comuns no sistema de saúde e preveni-las. “Muitos fatores já foram identificados e uma série de medidas tomadas para melhorar o controle dessas infecções na unidade”, disse Raphael.

A Comissão também mantém contato com todos os pacientes que realizaram alguma cirurgia no Hospital de Domingos Martins após dez dias para acompanhamento sobre a evolução do quadro clínico. No caso das gestantes pós-cesariana, o acompanhamento é de 90 dias.

Confira mais Notícias

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante

Espírito Madeira apresenta a inovadora Casa Montagna, projeto que une design, conforto e versatilidade

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados