Banda Sinfônica faz nova apresentação aberta ao público dia 22

No próximo dia 22 de agosto (sexta-feira), o público vai poder conferir uma nova apresentação da Banda Sinfônica de Venda Nova. Os alunos do projeto mostrarão o resultado das oficinas no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova.

A apresentação está prevista para as 19 horas e a entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos na Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, que funciona no mesmo prédio do Centro Cultural. A distribuição dos convites irá respeitar a lotação do espaço, que é de 469 cadeiras.

Em consonância com os programas da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto atende 60 alunos com idade acima de 11 anos participando do grupo das oficinas de sopro madeiras, sopro metais e percussão para a formação da “Banda Sinfônica”, além de 80 crianças entre cinco e dez anos nas Oficinas de Musicalização Infantil.

Pelo projeto, os alunos recebem e podem levar o instrumento para treinar em casa. A todos os alunos é fornecido, além do instrumento de aprendizagem, todo material necessário ao curso, desde material de papelaria, reposição de acessórios dos instrumentos (por exemplo, palhetas e lubrificantes) e manutenção dos mesmos. Já com 19 meses de capacitação, os alunos tocam, lêem, ensaiam em grupo e já participam de apresentações públicas de Banda.

Leandro Fidelis

Sob regência do professor Pedro Roberto Souza, também integrante da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, os músicos infanto-juvenis ensaiaram seis peças e duas demonstrações de percussão para apresentar logo no início do concerto. As apresentações contemplam, entre outras composições, obras de autores como Franz Schubert, Heitor Villa-Lobos e Toquinho.

O projeto

O projeto “Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante” foi iniciado em maio de 2012, com oficinas de Musicalização Infantil e de Formação da Banda Sinfônica. No Centro Cultural e Turístico de Venda Nova, os alunos da banda têm formação em mais de 15 instrumentos musicais, dentre eles saxofones, clarinetes, flauta transversal, trombone, trompete, bombardino e diversos instrumentos de percussão.

A iniciativa é da Fundação Máximo Zandonadi, como forma de oferecer à comunidade contato com a música. Para a Fundação, a musicalidade ajuda na formação de crianças e jovens que, ao participarem, desenvolverão a cidadania e terão mais chances de entrar no mercado de trabalho.

Segundo a entidade, o projeto tem atingido êxito, registrando desde o início uma demanda que extrapola as vagas disponíveis. As apresentações públicas são parte da metodologia de ensino utilizada nas oficinas, a exemplo do espetáculo do próximo dia 22. Para mais informações, o telefone é (28) 3546-3062.

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas