Uma estrada tomada por buracos em Conceição do Castelo

Estrada tem buracos em quase toda a extensão – Foto: Valdinei Guimarães

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

Buracos, poeira e lama. Esses são alguns dos problemas enfrentados todos os dias por moradores da localidade de Mata Fria, na área rural de Conceição do Castelo. A situação da estrada, que liga a BR-262 ao local, deixou complicada a tarefa de sair e voltar para casa. Os moradores dizem que, ao jogar saibro para evitar a lama, a Prefeitura acabou piorando a situação.

Ao sair de um buraco, o motorista pode cair em outro- Foto: Valdinei Guimarães

A estrada passa pela localidade de Camargo, em Venda Nova do Imigrante. Quase todo o percurso está tomado por buracos, que chegam a ocupar metade da pista. Quem precisa passar pelo local com frequência, reclama dos prejuízos. “Comprei meu carro quase novo e não vai demorar a ter que mandar mexer na lataria. Não tem mais condições de passar nessa estrada. Ela tem muitos buracos”, Conta Getúlio Zambão (70), lavrador que mora em Mata Fria e já teve que mandar o veículo para o conserto por causa das más condições da estrada.

O morador Anivaldo Monteverde mostra os buracos, que viram viram poças d'água quando chove – Foto: Valdinei Guimarães

Os buracos estão por toda parte e alguns ficam próximos a curvas, o que pode trazer riscos para motoristas e motociclistas. Quando chove, passar pelo local se torna arriscado e, algumas vezes, chegar ou sair da localidade fica impossível. “Eu só tenho o fim de semana pra ir a Mata Fria e não tem como chegar porque chove e a estrada fica lisa e escorregadia. São muitos buracos e eu vou de moto com meu namorado. A gente sai de um e cai em outros”, conta Andressa Monteverde, que estuda em Venda Nova e vai semanalmente visitar a família na localidade.

De acordo com os moradores, a Prefeitura enviou máquinas para fazer manutenção na estrada e jogar saibro, mas, juntamente com a areia e pedregulhos, vieram pedras grandes demais, que se tornaram um perigo para quem passa pelo caminho e foram parar em locais indevidos. “Elas estão nas margens da estrada. Foram parar até dentro do rio que passa ao lado. Fui pescar com peneira há alguns dias e não consegui porque o leito está cheio de pedras”, conta o lavrador Anivaldo Monteverde (60), que também vive em Mata Fria.

Juntamente com o saibro, vieram pedras grandes demais- Foto: Valdinei Guimarães

Jair Págio (52) tem lavoura de café localizada em uma área de declive próxima à estrada. Ele diz que também foi prejudicado pelas pedras jogadas pela Prefeitura. “Minha lavoura está cheia de pedras. As menores estão deste tamanho”, conta o lavrador, mostrando com as mãos o grande diâmetrotamanho das rochas encontradas no cafezal.

A reportagem da Rádio FMZ entrou em contato com a Prefeitura de Conceição do Castelo para falar sobre as reclamações dos moradores. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos disse que fez manutenção na estrada de Mata Fria três vezes nos últimos 19 meses e que obras de conservação da estrada são feitas constantemente.

Ainda de acordo com o texto enviado à reportagem, a Prefeitura firmou parcerias com proprietários de pedreiras existentes na localidade e que, por isso, a estrada é molhada todos os dias para reduzir a quantidade de poeira. A Secretaria diz que é impossível eliminar totalmente o problema por causa do trânsito de caminhões carregados com blocos de pedra.

Na nota, a Secretaria ainda diz que solicitou o asfaltamento da estrada ao Governo do Estado e obteve autorização para fazer o projeto de pavimentação, mas não há prazo definido para a realização das obras. Por fim, a nota diz que as máquinas do município farão nova manutenção na estrada de Mata Fria assim que terminarem o serviço em outra localidade.

Veja a nota na íntegra:

A posição da Secretaria de Obras da Prefeitura de Conceição do Castelo é a seguinte:

A atual Administração, em 19 (dezenove)  meses,  já fez manutenção (consertos) na estrada de Mata Fria três vezes. Sendo sua vezes com seu pessoal e maquinário; e uma vez teve em parceria com os proprietários das Pedreiras. O certo é que a municipalidade vem dando manutenção constante à estrada de Mata Fria.

Com relação a poeira, que é uma reclamação dos moradores, a Prefeitura fez uma parceria com os proprietários das pedreiras e a estrada é molhada todos os dias, reduzindo sensivelmente a poeira. Porém, em se tratando de estrada de chão, reduzir em 100% a poeira é impossível. Da mesma forma a lama, com o encaibramento consegue reduzí-la, mas eliminar  em 100%, só quando asfaltar. O grande problema é  a movimentação das carretas de pedras.

O município já reivindicou ao Governo do Estado o asfaltamento e a resposta recebida foi de que o Governador autorizou a fazer o PROJETO, mas não tem prazo fixado para a obra.

As máquinas do município estão na região do Monforte, terminando os trabalhos naquela região, provavelmente fará nova manutenção na estrada de Mata Fria.

Confira mais Notícias

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper

Governo do ES vai retomar a pavimentação da Rota dos Lagos em Venda Nova do Imigrante

Detran-ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Chuvas prejudicam o abastecimento de água em bairros de Venda Nova do Imigrante

Corpo de Bombeiros do ES comemora 112 anos de serviços à população capixaba