* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Venda Nova do Imigrante garantiu o segundo lugar na quarta edição do Concurso Estadual de Queijos, que aconteceu durante a GranExpoES no último fim de semana. O município foi representado pela Associação dos Agropecuaristas De Venda Nova Imigrante (Aagrope) que, pela quarta vez, ficou entre os três primeiros colocados. Foram 13 amostras concorrendo ao título de melhor queijo minas padrão do Espírito Santo.
Jurados avaliaram vários quesitos para escolher o queijo campeão – Foto: Divulgação/Seag |
As peças participantes tinham entre 900g e 1kg e eram identificados por número. Dessa forma, os jurados não tinham como identificar o produtor de cada queijo. Os exemplares da Aagrope que concorreram foram tirados de lotes convencionais. “É o queijo que fazemos no dia a dia. Pegamos três amostras e levamos para o concurso”, conta Luciano Falqueto, gerente da associação.
Para ele, o vice-campeonato na competição indica a qualidade dos produtos fabricados no laticínio vendanovense. “É a quarta vez que participamos do concurso. Ficamos duas vezes em primeiro lugar e outras duas em segundo. Isso mostra que nossa qualidade tem se mantido com o passar dos anos”, comenta o gerente.
Para chegar ao resultado, os avaliadores dos queijos analisaram quesitos como apresentação geral, cor, consistência, textura, odor, gosto ácido e sabor. O primeiro lugar ficou com a Queijos Lamberti, de Itarana e a terceira colocação foi conquistada pela Queijaria Camila, de Linhares.