Geral

25 postos já foram fiscalizados na operação ‘Bomba Integrada’

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

Até a manhã desta quinta-feira (28), 25 postos de combustível haviam sido vistoriados e três receberam autuações na operação “Bomba Integrada”, iniciada na última terça-feira (26) e realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem), o Procon Estadual e a Delegacia de Crimes Fazendários. Objetivo é fiscalizar 48 estabelecimentos.

A operação é feita por cinco equipes que, até a data de hoje, percorreram a Grande Vitória e os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Baixo Guandu, Aracruz e Linhares. A Sefaz não revela quais cidades serão visitadas durante a operação, mas informa que, no total, as equipes vão percorrer 18 municípios de Norte a Sul do Estado até a próxima sexta-feira (29).

Cada instituição envolvida na operação atuará no âmbito de suas atribuições de fiscalização. Os fiscais do Procon-ES estão realizando testes de qualidade do etanol, diesel, gasolina comum e aditivada; testes de vasão no bico das bombas; verificação de normas internas e notas fiscais de compra da distribuidora e se apresentam fidelidade à bandeira do posto. A equipe também está coletando amostras que serão encaminhadas ao laboratório da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, conveniado à ANP, para a realização de análise mais precisa quanto à qualidade dos combustíveis comercializados.  

Na parte tributária, o objetivo da operação é verificar se os documentos fiscais estão sendo emitidos corretamente e se as bombas de combustíveis estão conectadas ao Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e ao Programa Aplicativo Fiscal (PAF), software responsável por totalizar as vendas e os impostos a serem recolhidos.

De acordo com a Sefaz, o consumidor pode denunciar a suspeita de qualquer irregularidade na qualidade do combustível ou na situação fiscal dos postos. Caso não seja possível realizar a vistoria durante a operação Bomba Integrada, a fiscalização será feita futuramente. As denúncias podem ser encaminhadas diretamente à Secretaria de Estado da Fazenda, ao Procon, à Delegacia de Crimes Fazendários ou à Agência Nacional do Petróleo.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho