Procon orienta sobre problemas com imóveis novos

Comprar um imóvel tem se tornado cada vez mais acessível para a população. Qualidade da obra e segurança são itens esperados quando se adquire um imóvel novo. Porém, às vezes, o sonho da casa própria vira pesadelo para algumas famílias quando o imóvel entregue não corresponde ao prometido. Problemas estruturais, rachaduras, material em desconformidade com o projeto são alguns dos problemas enfrentados pelos consumidores.

Rachaduras estão entre os problema mais comuns – Foto: Reprodução/Flickr/Creative Commons

De acordo com o Procon Estadual, quando o acabamento do imóvel for entregue com qualidade inferior ao que foi proposto e não corresponder às especificações descritas no memorial descritivo, que integra o contrato, o consumidor pode optar por rescindir o contrato e receber os valores pagos de volta, ou obter abatimento do preço, ou obrigar a construtora a cumprir o contratado, independentemente de ser indenizado por eventuais danos materiais ou morais que vier a sofrer.

O prazo de garantia de solidez de prédios e apartamentos é de cinco anos a contar da data da respectiva aquisição e não abrange a depreciação do imóvel que resulte do mau uso ou da falta de manutenção. Assim, quando contatados defeitos do imóvel, como problemas de infiltração, na fiação elétrica, rachaduras, dentre outros, o consumidor deve comunicar imediatamente o vendedor e solicitar o conserto.

Defeitos na instalação elétrica também são de responsabilidade do vendedor – Foto: Reprodução/Flickr/Creative Commons

A comunicação deve ser feita por escrito, por meio de carta registrada, com aviso de recebimento, de modo que o comprador fique com uma prova da denúncia do defeito. Em casos de problemas nas áreas comuns de um edifício, o síndico deve se encarregar de comunicar o caso à construtora. Ela deverá fazer uma inspeção e, constatado que o defeito não foi causado por mau uso ou falta de conservação do imóvel, deverá fazer o reparo.

O diretor jurídico do Procon Estadual, Igor Britto, diz que o consumidor tem todo o direito de reclamar dos transtornos causados pela má prestação de serviço e buscar os seus direitos. “Para a composição de acordos sobre consertos, o primeiro passo é sempre tentar a solução do problema diretamente com a construtora responsável pela obra. Se o problema não for solucionado amigavelmente, o consumidor deve procurar o Procon ou o Juizado Especial Cível e registrar a reclamação”, informa.

Os consumidores podem registrar suas reclamações nos procons municipais e no Procon Estadual, em Vitória. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Economia

PIB cresce 1,4% no segundo trimestre e fica acima do esperado

Mercado financeiro prevê inflação de 4,22% para 2024

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 16 milhões

Cidades

Serrana Coop e Sicoob vão impulsionar a economia local na Fenecon 2024 em Conceição do Castelo

Lançamento da 4ª RuralturES marca a criação do primeiro Distrito Turístico do Espírito Santo

Polícia prende suspeito de matar vizinho após discussão em Cariacica