* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Um momento para conscientizar a sociedade sobre a importância dos vovôs e do papel que eles desempenham na comunidade. É esse o objetivo da Semana da Terceira Idade, que acontece em Venda Nova do Imigrante de 14 a 25 de setembro. O evento também vai promover a auto-estima e a saúde de quem já chegou à melhor idade.
Idosos vão expor trabalhos desenvolvidos no Centro de Convivência – Foto: Leandro Fidelis |
A programação começa no domingo (14) com a eleição da Miss Terceira Idade. As dez candidatas, com idade de 61 a 80 anos, vão desfilar para mostrar que a maturidade também tem beleza. “O objetivo do concurso é valorizar a auto-estima e mostrar para a família das candidatas que elas têm valor. Elas dizem que voltam a ser jovens de novo”, conta Letícia Perim, assistente social do Projeto Conviver de Venda Nova, que organiza a Semana.
Serão eleitas quatro representantes da terceira-idade: a miss simpatia, a miss terceira idade e as segunda e terceira misses. São sete jurados que vão julgar as candidatas, mas não há critério específico. “Pode acontecer de vencer a mais idosa ou a mais simpática. Eles devem escolher a que melhor representa a beleza na terceira idade”, explica Letícia. O desfile vai acontecer às 14h no Clube Recreativo Venda Nova (Creven) e a entrada é gratuita. Após a eleição da miss, acontece forró com Preguinho e seus Teclados.
No dia 23, uma terça-feira, acontece a caminhada dos idosos, que vai sair às 8h do pátio do Centro Cultural e Turístico, no bairro Vila Betânea, e seguirá até o Polentão, no centro de Venda Nova. O tema da caminhada é “Cuidar é amar” e, além dos idosos, contará com a participação de crianças e adolescentes de projetos sociais da Secretaria de Assistência Social.
No dia seguinte (24), será realizada a “noite de atrações para as famílias dos idosos”, às 19h, no Polentão. Serão expostos trabalhos realizados pelos vovôs no Centro de Convivência e fotografias das atividades desempenhadas por eles. Também haverá apresentações culturais, palestras e coffee break. Qualquer pessoa que conheça ou seja da família de um idoso que frequenta o Centro pode participar do evento.
Para fechar a programação da Semana, um “Almoço com caldos” para os idosos cadastrados no Projeto Conviver será servido no dia 25 (quinta-feira), das 10h às 14h, também no Polentão. Haverá apresentações culturais, celebração da Palavra, almoço e forró com Preguinho e seus Teclados.