Estado pode ter maior safra de café da história

O Espírito Santo deverá fechar 2014 com mais um recorde de safra de café. Nesta terça-feira (16) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a terceira estimativa da safra 2014 no Brasil e os indicadores apontam que as lavouras capixabas vão produzir 12.849 milhões de sacas.

A confirmação desse desempenho superará a safra 2012 – a maior da história, quando a produção capixaba de café atingiu 12.5 milhões de sacas.

“O Espírito Santo se consolida como o grande produtor nacional de café conilon, com três a cada quatro sacas produzidas pelo Brasil sendo colhidas pelos cafeicultores capixabas, que são referências nacionais e internacionais em utilização de tecnologias de ponta, como plantas clonais, fertirrigação, podas e nutrição, sendo que muitos já alcançam produtividades acima de 100 sacas beneficiadas por hectare, uma verdadeira revolução tecnológica para essa espécie de café”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Segundo a Conab, do total da produção do Espírito Santo, serão 9.950 (77,44%) milhões de sacas de café conilon e 2.899 (22,56%) milhões de sacas serão de café arábica. Comparando com a safra 2013, a produção de conilon será 21,18% superior, enquanto a do arábica será inferior em 16,82%.

“Para o arábica, que teve seu ano de safra baixa devido à característica dessa espécie de café das nossas Montanhas, deve-se registrar a busca contínua da evolução da qualidade pelos cafeicultores, mesmo num ano em que o clima não favoreceu à obtenção de grandes volumes de cafés especiais, que garantem uma boa remuneração para os produtores”, completa o secretário Enio Bergoli.

Ao todo, o Brasil deve produzir este ano 45,1 milhões de sacas.  O resultado representa uma redução de 8,16% ou 4.010 sacas a menos que as 49,15 milhões produzidas na safra 2013. A confirmação será divulgada em dezembro.

Confira o gráfico de produção de café do Espírito Santo

 

 

Produção de café no Estado em 2013 e estimativa para 2014 – Gráfico: Valdinei Guimarães

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)