Nesta sexta-feira (19) quem vai sediar a etapa do Festival Sabor na Região dos Imigrantes será o município de Santa Maria de Jetibá, com um jantar na Churrascaria Majesk, às 19h30.
O evento é uma oportunidade para o fortalecimento e a qualificação do agroturismo da região. Os pratos serão preparados pelos chefs de cozinha Alessandro Eller, Gilson Surrage, Luiza Sampaio, Ari Cardoso e Felipe Maia, com participação da chef de cozinha Cynthia Amorim. Informações sobre ingressos podem ser solicitadas pelos telefones (27) 3263-1291 e 99837-0197.
Na elaboração dos pratos, serão utilizados ingredientes da agroindústria local, que representam a identidade gastronômica da região e contam a história da imigração.
Em Santa Maria de Jetibá será servido como entrada crocante de ovo perfeito com salada orgânica. Os pratos principais serão frango ensopado com espaguete com ervas ou lombo marinado com purê de batatas e cenoura. Para a sobremesa será servida tortinha de frutas vermelhas.
O Festival Sabor dos Imigrantes se iniciou no município de Itarana e já passou por São Roque do Canaã e Santa Leopoldina. A próxima edição será em Santa Teresa, na Faculdade Esfa.
Santa Maria de Jetibá
A charmosa cidade na Região dos Imigrantes localiza-se a 80 km da capital Vitória. Sua economia baseia-se na agricultura familiar e pecuária. Santa Maria de Jetibá tem forte influência pomerana na formação cultural de seu povo e possui atrativos turísticos variados.
Por toda a cidade há traços arquitetônicos que lembram os imigrantes. Além disso, as tradições, costumes, vestimentas, músicas e comidas típicas são algumas das manifestações mantidas e preservadas pelos descendentes.
Mas há também outros atrativos, como remanescentes de mata atlântica, rios, cachoeiras, montanhas e vales, horto municipal, barragem do rio bonito, museu, praças e igrejas.