Greve dos bancários: Procon orienta sobre pagamento de contas

Está prevista para começar nesta terça-feira (30) a greve dos bancários em todo o país. O Comando Nacional dos Bancários, que representa a categoria em nível nacional, rejeitou as ofertas dos banqueiros, representados pela Federação Nacional dos Bancos, em reunião no último sábado (27). Porém, mesmo com a paralisação da rede bancária, as contas a pagar continuam vencendo. Por isso, o Procon/ES dá dicas para orientar o consumidor sobre onde pagar seus boletos.

A primeira orientação é sobre o pagamento dentro do prazo. De acordo com o Procon, a paralisação não possibilita o pagamento das contas com atraso sem a cobrança de encargos. Portanto, as datas de vencimento devem ser respeitadas para que não sejam cobrados juros e multas sobre as dívidas.

Para não ser cobrado por eventuais encargos e evitar a inclusão do nome nos serviços de proteção ao crédito, os consumidores, que sabem a data de vencimento de suas contas, podem agendar o pagamento ou então utilizar outros canais de atendimento para quitar a dívida, como caixa eletrônico, internet, sede da empresa, depósito bancário identificado, lotéricas ou qualquer outra forma disponibilizada.

A gerente de atendimento do órgão, Anelisa Real, informa que os consumidores devem esgotar as alternativas para conseguir pagar essas contas. “Uma opção é entrar em contato direto com a empresa responsável e se informar sobre as possibilidades existentes. Se um pagamento estava agendado e não foi debitado na data prevista, incidindo em multas e juros, o consumidor deverá registrar uma reclamação e os bancos deverão arcar com o prejuízo”, alerta.

A gerente explica ainda que, quem precisar sacar dinheiro diretamente no caixa da agência, deverá entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. “Quem não conseguir quitar o débito deve documentar as tentativas e registrar uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor”, ressalta.

O Procon enumera algumas opções para pagamento das contas. Confira:

* Terminais de autoatendimento/caixas eletrônicos/rede Banco 24 Horas: depósitos, pagamentos, saques, transferências, DOCs, retiradas de talões de cheques, etc.;

* Bankfones e internet banking: por esses canais, é possível realizar quase todos os tipos de operações bancárias;

* Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC): deverão prestar todas as orientações sobre as formas alternativas de pagamento;

* Convênios com estabelecimentos comerciais: alguns bancos possuem convênios com lotéricas, Correios e supermercados, onde é possível pagar algumas contas como água e energia. As lojas de departamento também recebem pagamento.

Os consumidores podem registrar as reclamações pessoalmente nos procons municipais ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Economia

PIB cresce 1,4% no segundo trimestre e fica acima do esperado

Mercado financeiro prevê inflação de 4,22% para 2024

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 16 milhões

Cidades

Serrana Coop e Sicoob vão impulsionar a economia local na Fenecon 2024 em Conceição do Castelo

Lançamento da 4ª RuralturES marca a criação do primeiro Distrito Turístico do Espírito Santo

Polícia prende suspeito de matar vizinho após discussão em Cariacica