Está prevista para começar nesta terça-feira (30) a greve dos bancários em todo o país. O Comando Nacional dos Bancários, que representa a categoria em nível nacional, rejeitou as ofertas dos banqueiros, representados pela Federação Nacional dos Bancos, em reunião no último sábado (27). Porém, mesmo com a paralisação da rede bancária, as contas a pagar continuam vencendo. Por isso, o Procon/ES dá dicas para orientar o consumidor sobre onde pagar seus boletos.
A primeira orientação é sobre o pagamento dentro do prazo. De acordo com o Procon, a paralisação não possibilita o pagamento das contas com atraso sem a cobrança de encargos. Portanto, as datas de vencimento devem ser respeitadas para que não sejam cobrados juros e multas sobre as dívidas.
Para não ser cobrado por eventuais encargos e evitar a inclusão do nome nos serviços de proteção ao crédito, os consumidores, que sabem a data de vencimento de suas contas, podem agendar o pagamento ou então utilizar outros canais de atendimento para quitar a dívida, como caixa eletrônico, internet, sede da empresa, depósito bancário identificado, lotéricas ou qualquer outra forma disponibilizada.
A gerente de atendimento do órgão, Anelisa Real, informa que os consumidores devem esgotar as alternativas para conseguir pagar essas contas. “Uma opção é entrar em contato direto com a empresa responsável e se informar sobre as possibilidades existentes. Se um pagamento estava agendado e não foi debitado na data prevista, incidindo em multas e juros, o consumidor deverá registrar uma reclamação e os bancos deverão arcar com o prejuízo”, alerta.
A gerente explica ainda que, quem precisar sacar dinheiro diretamente no caixa da agência, deverá entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. “Quem não conseguir quitar o débito deve documentar as tentativas e registrar uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor”, ressalta.
O Procon enumera algumas opções para pagamento das contas. Confira:
* Terminais de autoatendimento/caixas eletrônicos/rede Banco 24 Horas: depósitos, pagamentos, saques, transferências, DOCs, retiradas de talões de cheques, etc.;
* Bankfones e internet banking: por esses canais, é possível realizar quase todos os tipos de operações bancárias;
* Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC): deverão prestar todas as orientações sobre as formas alternativas de pagamento;
* Convênios com estabelecimentos comerciais: alguns bancos possuem convênios com lotéricas, Correios e supermercados, onde é possível pagar algumas contas como água e energia. As lojas de departamento também recebem pagamento.
Os consumidores podem registrar as reclamações pessoalmente nos procons municipais ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).