Por Leandro Fidelis
O Campeonato Estadual de Karatê terá sua grande final pela primeira vez em Venda Nova. Com a expectativa da participação de 350 a 400 competidores, a competição será nos próximos dias 10 e 11, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman.
Haverá disputas de kata (seqüência de golpes simulados) a partir das 15h30, no sábado; e de kumitê (luta), com início pela manhã no domingo. Quatro kotôs (solos acolchoados) serão montados no galpão de alimentação.
Esta será a 5ª etapa da 21ª edição do Capixaba, organizada pela Federação Estadual de Karatê- FEK. Uma das exigências para a final ser na cidade foi estrutura para comportar o público. Diante disso, o Governo do Estado apoiou com a montagem de uma arquibancada.
Esperamos um público de 1.000 pessoas nos dois dias, diz Márcio Stein, treinador da Academia Dojô Shotokan (Venda Nova) e coordenador do evento.
Título
Com dez campeões antecipados, Venda Nova vai tentar o título por equipe na competição. O município estará representado por 90 atletas.
A equipe anfitriã tem 180 pontos atrás da primeira colocada, de Fundão. É um número pequeno diante do número de categorias. Venda Nova está forte e a motivação partiu do próprio grupo, avalia Stein.
Além de Venda Nova e Fundão, brigam ainda pelo título por equipe São Mateus e Colatina. Tricampeão antecipado de kata e kumitê, o faixa roxa Jessiley Feu Rosa, de 19 anos, está treinando pesado para ajudar Venda Nova a conquistar a primeira colocação. Vou tentar vencer o kata por equipe. Estou treinando 3h30 três vezes por semana.
A entrada no Centro de Eventos será gratuita. Durante o Campeonato, os voluntários do Instituto Caminhos da Razão vão atender com serviços de bar.