Última semana para vacinar rebanho contra febre aftosa

Termina no dia 30 de novembro o período de vacinação contra febre aftosa, coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura (Seag). Nesta fase, devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos (búfalos), independente da idade, envolvendo aproximadamente 2,3 milhões de animais.

As vacinas devem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas e só podem ser compradas durante o período da campanha. A vacinação é obrigatória, sendo realizada pelos próprios produtores. “Como o último dia da campanha de vacinação é um domingo, alertamos os produtores para adquirirem as vacinas previamente, dentro do prazo permitido”, orienta o coordenador no Idaf do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, José Dias Porto Júnior.

Após o procedimento, o produtor tem até o dia 30 de novembro para comprovar a vacinação pela Internet ou até o dia 10 de dezembro nos escritórios do Idaf.

Os proprietários que não comprovarem a vacina estão sujeitos a multa, que pode variar de R$ 260 a R$ 26 mil, dependendo da quantidade de animais. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)