Exposição em Castelo conta a história dos negros no Brasil

Africaneiro: Um povo, várias histórias!”. Esse é o tema da exposição que ocorre no Centro Cultural e Turístico de Castelo, no centro da cidade, durante as comemorações do 25º Encontro da Cultura Afro Castelense. Peças de um acervo centenário, cartas, documentos e réplicas estão disponíveis para visitação até sexta-feira (28), das 7 às 13 horas, com entrada gratuita.

Poesias, fotos, engenho, engenhoca, peneiras, cestos, pilão, a réplica de um navio negreiro e uma carta original, do ano de 1881, que documenta a compra de escravos para a fazenda da comunidade de Nogueira, no interior de Castelo, são algumas das dezenas de objetos históricos que podem ser conferidos no local.

Segundo o historiador da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Marcos Balbino, a exposição possui um caráter didático capaz de recontar a história da chegada dos negros no Brasil.

“Através de fotos, textos e algumas peças, como o tronco, por exemplo, a exposição mostra o cenário cruel da escravidão e das mazelas derivadas desse fato. Essa exposição abre um espaço interessante para a reflexão sobre um assunto que é polêmico e que, infelizmente, não é encarado com a merecida seriedade por parte da população”, disse o historiador.

A abertura oficial da exposição aconteceu na última segunda (24), com a presença da presidente da entidade cultural “Movimento Negro Castelense”, Maria Mota Ribeiro, conhecida como “Dona Marley”, de vereadores e do secretário Municipal de Turismo e Cultura, Henrique Frauches.

O 25º Encontro da Cultura Afro Castelense é realizado pelo “Movimento Negro Castelense”, e conta com o apoio da Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

<b>Título:</b>

Confira mais Notícias

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova

Viva Cultura: Venda Nova lança edital para fomento de iniciativas culturais

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV