Cafeicultores de Afonso Cláudio e Cachoeiro vencem concurso estadual de Conilon

A cafeicultora Mariceia Aparecida Bleirdson, da comunidade de Boa Vista, em Cachoeiro de Itapemirim, foi a grande campeã do 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade, na categoria Natural. Já o vencedor na categoria Cereja Descascado é o bicampeão João Delpupo, cafeicultor de Afonso Cláudio. Cada um faturou o valor de R$ 5 mil, insumos e outros prêmios dos patrocinadores do concurso.

Fotos: Thiago Guimarães/Secom
<b>Título:</b>

A premiação, realizada ontem no Centro Esportivo Garoto, contou com a presença do governador Renato Casagrande, de gestores públicos, empresários, técnicos, cafeicultores e dos patrocinadores.

“Parabenizamos os cafeicultores e os profissionais que colocaram o Espírito Santo em posição de destaque na cafeicultura mundial. Essa dedicação, aliada aos investimentos que realizamos nos últimos anos, proporciona excelentes resultados em todas as regiões capixabas”, destaca o governador Renato Casagrande.

O 3º Prêmio Conilon Especial contou com a participação de 398 amostras, um recorde, de 38 municípios capixabas. Desde sua primeira edição, o objetivo é reconhecer, premiar e incentivar a produção de café Conilon de qualidade, através do uso de práticas sustentáveis de produção, agregando valor à produção e gerando qualidade de vida no campo.

<b>Título:</b>

“Há 15 anos era impensável que o Conilon teria espaço entre os cafés de qualidade. Hoje finalizamos mais um concurso estadual no qual amostras obtiveram classificação de cafés finos. Esse é o resultado de um trabalho sério e contínuo, com muitos investimentos, e principalmente do empreendedorismo doa cafeicultores”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

“Trabalhamos o concurso de modo a levar informações e conhecimento aos produtores capixabas. As diversas ações realizadas aqui no Espírito Santo, no Brasil e no exterior abrem portas para os mercados conhecerem nosso café Conilon e o resultado positivo já é surpreendente”, salienta Arthur Fiorot, da empresa Conilon Brasil.

<b>Título:</b>

Durante três meses foram recebidas amostras nas categorias natural e cereja descascado. Esta etapa contou com grande apoio do Incaper, Coopeavi, Cooabriel e Kubit Comércio de Café.

“Mantive o mesmo comprometimento do ano passado e o resultado está aqui. O café Conilon bem tratado apresenta qualidade de ponta e gradativamente ganha mais espaço no mercado”, destaca João Delpupo.

“Estou muito feliz com o resultado. É bom ter o trabalho reconhecido e valorizado. Agora vou seguir adotando ainda mais as boas práticas no trato de minha lavoura, para garantir melhor qualidade da produção e consequentemente maior remuneração”, comemora a cafeicultura Mariceia Bleirdson.

Vencedores categoria Natural

1º Mariceia Aparecida Bleirdson – Cachoeiro de Itapemirim

2° Francisco Fim – Castelo

3º Gernandia dos Santos Carvalho – Cachoeiro de Itapemirim

4º Pedro Fim – Castelo

5º Fabricio Zuim – Castelo

 

Vencedores categoria Cereja Descascado

1º João Delpupo – Afonso Cláudio

2º Eliadir Souza Mendonça – Afonso Cláudio

3º Edilson Brandt – Afonso Cláudio

4° Adolfo Delpupo Zambom – Afonso Cláudio

5° José Eraldo Delpupo – Afonso Cláudio

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)