* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Quem gosta do som dos metais e percussão já pode reservar um espaço na agenda para a próxima sexta-feira (05). A Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante vai realizar uma apresentação de fim de ano com canções natalinas, infantis e marchas. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente.
A banda começa a se apresentar às 20h no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova. A turma de Musicalização Infantil, que faz parte do projeto desenvolvido pela Fundação Máximo Zandonadi, abre o evento executando a peça “Pica-Pau”. Na sequência, as crianças vão tocar “Noite Feliz”. Os pequeninos que comandam os instrumentos fazem parte de um grupo com cerca de 80 crianças, com idades entre 5 e 10 anos, atendidas pelo projeto.
A segunda parte do concerto fica por conta do Grupo de Percussão, que integra a Banda Sinfônica. Eles vão apresentar duas peças. A primeira, “Scherzo Without Instruments” é uma composição de William Schinstine e, como o nome sugere, não utiliza instrumentos, apenas o corpo humano para produzir o som. A segunda canção será “Cadência para Berimbau”, composta por Ney Rosauro.
O show principal acontecerá em seguida, quando a Banda Sinfônica subirá ao palco. Serão apresentadas seis peças, começando por “Under the double eagle”, de Josef Franz Wagner, passando por obras de Villa Lobos, Manoel Ferreira, John Newton e Luiz Gonzaga. A última peça será o frevo “Vassourinhas”, composta por Mathias da Rocha e Joanna Baptista.
Para retirar o ingresso gratuito, basta comparecer ao Centro Cultural. O Projeto Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante começou a ser desenvolvido em 2012 pela Fundação Máximo Zandonadi em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. No total, cerca de 140 jovens são atendidos gratuitamente pela iniciativa.