Por Leandro Fidelis
A Cooperativa de Ensino de Venda Nova, a Coopeducar, vai representar o Espírito Santo no Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, promovido pela Unesco, dia 10 de novembro, em Brasília. Os professores Marli Bossois e Emerson Amorim viajaram ontem a convite do Ministério da Ciência e da Tecnologia.
Ciência e vida nas regiões polares: equilíbrio para o planeta é o tema do concurso de monografias e desenhos da edição deste ano, celebrando, também, o Ano Polar Internacional 2007-2008, estabelecido pelas Nações Unidas, e os 25 anos do Programa Antártico Brasileiro. O concurso é voltado para estudantes de ensino médio de todo o Brasil.
O objetivo do evento é fazer estudantes, professores, cientistas e autoridades nas áreas de ciência, tecnologia e educação, refletirem sobre o desenvolvimento da ciência como meio de promoção da paz e do desenvolvimento visando a melhoria das condições de vida das pessoas.
Segundo Cláudia Feu, da Secretaria de Educação de Venda Nova, a oportunidade para participar surgiu na Feira de Ciências de 2006, quando representantes do Ministério da Ciência conheceram dois projetos da Coopeducar: a mandala dos cinco Rs e o simulador de furacões, desenvolvidos a partir do sub-tema desastres naturais.
Foi um passo importante o contato da Prefeitura com o Ministério. A Coopeducar é a única escola fora do Distrito Federal participando, destaca Cláudia, autora do simulador junto com o professor de artes Emerson.
Durante o evento da Unesco, os professores vão ministrar oficinas de reutilização de materiais, como os que resultaram na mandala e no furacão.