Castelo pode racionar água por causa da seca

O município de Castelo estuda adotar, nos próximos dias, medidas rígidas contra o desperdício de água. O Comitê Municipal de Gestão Hídrica se reuniu na manhã desta sexta-feira (06) para discutir um decreto a fim de criar restrições quanto ao uso de água. Castelo já decretou situação de emergência nas localidades do interior.

Durante mais de uma hora de conversa entre membros do Comitê e o prefeito, o principal assunto discutido foi a necessidade de criar um decreto que restringiria o uso de água. O documento começa a ser preparado pela Prefeitura com o objetivo de conscientizar a população da necessidade de economizar. A seca dos já causou R$ 50 milhões de prejuízos na agricultura local.

O próximo passo do Comitê será alertar a população sobre a possibilidade de faltar água na cidade para consumo humano e animal. O Comitê já prepara campanha para ser desenvolvida junto aos alunos em todas as escolas do município. Também serão inseridos avisos nos veículos de comunicação da cidade e promovidas reuniões de técnicos da área ambiental com líderes comunitários e representantes de igrejas e outras instituições.

O Comitê Municipal de Gestão Hídrica é composto por membros das secretarias municipais, vereadores e entidades, como Idaf e Incaper. O grupo se reúne semanalmente desde o mês de janeiro para propor medidas de combate aos prejuízos causados pela falta d’água. “[A situação] é muito preocupante porque, mesmo que volte a chover bastante agora, o que não é a previsão da meteorologia, há impactos principalmente no meio rural, onde lavouras inteiras foram perdidas", destaca Lúcio Cesconetti, Coordenador da Defesa Civil de Castelo e membro do Comitê.

Confira mais Notícias

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho

Delegacia de Venda Nova do Imigrante lança cartilha com dicas de prevenção a golpes e estelionatos

30º Festival de Inverno de Domingos Martins entra na reta final com shows de 14 Bis, Dona Fran e Macucos

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil