Ravióli de Queijo Peccorino Romano e Raspas de Limão Siciliano, Gnocchi de Berinjela e Tortelloni de Presunto de Parma. Ambos vêm em pratos separados ao custo de R$ 49, acompanhado de carne. |
* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
O chef italiano Alessandro Vallino, de 37 anos, mergulha sempre na própria cultura na hora de incrementar o cardápio do Don Lorenzoni Due, em Pedra Azul. Especialista em massas, ele mescla a matéria-prima importada do país de origem com produtos locais, resultando em pratos apreciadíssimos em parceria com o sócio, o chef Fernando Lorenzoni.
Fotos: Leandro Fidelis |
Alessandro mora no Brasil há dois anos. Veio incentivado pela mulher, Fernanda Donna (35), que conheceu em 2006 quando moravam na Alemanha. Ela é de Pedra Azul, o que facilitou sua instalação na região.
Nascido em Casoria (Campania), Vallino é formado pela Escola de Gastronomia Alberghiero, de Nápoles. Da região, trouxe também o conhecimento da cozinha mediterrânea, que pode ser conferida no “Talharim Amalfitano” (polvo, lagostim, salmão e talharim preto com tinha de lula- R$ 65,00). A massa é caseira.
“Como estamos na Região Serrana, não foco o cardápio nos frutos do mar. Esse prato é uma forma de me manter vinculado à minha terra, que fica na Costa Amalfitana”, diz o chef italiano.
Talharim Amalfitano. |
Ele afirma que a acolhida no Brasil foi boa, principalmente pela parceria com Fernando Lorenzoni. “Foi por esse motivo que o negócio deu certo. Lorenzoni é daqui e prioriza os produtos regionais na cozinha. Por isso, não tive dificuldade de adaptar os pratos ao gosto do brasileiro.”
Ele afirma que, hoje, conhece bem a preferência do cliente daqui. “O brasileiro quer a massa junto com a carne, diferente do hábito na Itália, onde se come esses alimentos separadamente.”
O reflexo disso é o aumento da clientela que vem da Grande Vitória. “Eles falam que a nossa gastronomia é mais elaborada”, afirma o chef Alessandro Vallino. Neste mês, ele está percorrendo a Europa em busca de novos ingredientes.
Serviço:
Don Lorenzoni Due
Rod. Ângelo Girard (Rota do Lagarto), km 03
Pedra Azul- Domingos Martins
Tels: 27 3248-1352 – 28 99986-8964 – 28 99995-5636
*Funcionamento:
Quinta e Sexta – 11h30 às 15h / 19 às 22h
Sábado – 11h30 às 16h / 19 às 23h
Domingo – 11h30 às 16h
Site: www.donlorenzonidue.com.br
* Leia também:
Série chefs estrangeiros: francesa é referência em pratos orgânicos
Série chefs estrangeiros: a legítima comida portuguesa nas montanhas