Geral

Granizo e chuva no dia mais quente do ano

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

Uma chuva de granizo surpreendeu moradores da localidade de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, na tarde dessa segunda-feira (29). Porém, a tempestade, que causou alguns danos às lavouras, foi isolada e contrastou com o calor no restante do Estado. Foi o dia mais quente do ano.

Jandir ainda não calculou o prejuízo na lavoura – Foto: Reprodução/G1

O granizo começou a cair em São Bento de Urânia por volta das 16h e o fenômeno não durou mais do que trinta minutos. O produtor Jandir Gratieri precisou agir rapidamente para evitar muitos prejuízos. “Minhas videiras são cobertas com telas e precisamos abrí-las, porque o gelo estava se acumulando e poderia destruir a armação que sustenta a proteção. Também ventou muito durante a chuva de granizo”, conta Jandir.

O produtor ainda não sabe de quanto será o prejuízo causado pelo gelo. Além de uva, Jandir cultiva tomate e inhame, que teve as folhas perfuradas pelo gelo. "Certamente terei prejuízo, mas ainda não tive tempo de calcular”, comenta. O vento derrubou árvores e deixou algumas casas da localidade sem energia elétrica.

No verão, as chuvas são esperadas, mas a queda de granizo não é frequente. “Nesta época do ano, é comum se formarem nuvens de tempestade nos fins de tarde, causadas pela combinação do calor forte e umidade. Quanto ao granizo, depende do movimento mais intenso dentro da nuvem. Não é tão raro e, às vezes, pode acontecer”, explica o meteorologista Hugo Ramos, do Incaper.

Produtor teve que retirar gelo acumulado na tela de proteção das videiras – Foto: Jandir Gratiri/Colaboração

Calor no restante do Estado

A segunda-feira foi o dia mais quente do ano no Espírito Santo. Os termômetros de Cachoeiro de Itapemirim marcaram a maior temperatura: 41,4 °C. Vitória registrou 35,7 °C, entre o meio-dia e as 13h. Domingos Martins teve calor de 36,1 °C em Paraju e 32,5 °C em Aracê. Venda Nova do Imigrante alcançou 31,8 °C.

A previsão do Incaper para esta terça-feira é de tempo abafado em todo o Espírito Santo, causado pela combinação de ar seco e um sistema de alta pressão atmosférica. Ocorrem pancadas isoladas de chuva, a partir da tarde, no Sul-Caparaó/ABC Capixaba e no sul serrano. Não chove nas demais áreas do Estado. O vento sopra com até moderada intensidade em todo o litoral capixaba.

As temperaturas variam entre 14 °C e 38 °C na Região Serrana e vão de 19 °C a 40 °C nas demais regiões.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho