Mobilização dos usuários da água da Bacia do Rio Jucu

Os usuários de água da Bacia do Rio Jucu se reúnem, nesta terça-feira (10), com representantes do Governo do Estado para discutir os efeitos da grave estiagem no Espírito Santo. A reunião acontece a partir das 9 horas no auditório do Centro do Agronegócio no Posto do Café, em Marechal Floriano, e é mais um passo no sentido de fortalecer os processos decisórios dos Comitês de Bacias Hidrográficas. A intenção é buscar soluções compartilhadas que possibilitem a redução do consumo de água diante da estiagem enfrentada pelos capixabas.

O Governo vem promovendo em todo o Estado uma série de mobilizações junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas e usuários de água de um modo geral. Os comitês deverão definir, já nos próximos dias, novas regras para o uso da água das bacias hidrográficas com o objetivo de enfrentar os efeitos da mais grave seca registrada no Espírito Santo nos últimos 40 anos.

Leandro Fidelis- 02/02/2015
<b>Título:</b>
Rio Jucu em Domingos Martins

As secretarias de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca; Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano; Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Agência Estadual de Recursos Hídricos estão participando dos encontros, que reúnem também produtores rurais, lideranças empresariais, políticas e religiosas, representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário e moradores dos municípios.

Já ocorreram reuniões com os usuários das bacias dos rios Santa Maria da Vitória, Itapemirim, Benevente, Rio Doce e também com os usuários da Bacia do Rio São Mateus.

O secretário de Agricultura, Octaciano Neto, ressalta que todos os segmentos da sociedade têm o desafio de se adaptar à nova realidade de escassez de água “Estamos nos reunindo com os usuários de água de todas as bacias capixabas. Nossa proposta é fortalecer os processos decisórios dos Comitês de Bacias Hidrográficas e, juntos, encontrar soluções para a redução do consumo”, afirma.

O secretário destaca que o Governo vem fazendo gestões junto à Presidência da República e ao Banco Central no sentido de conseguir a prorrogação das dívidas dos produtores rurais que estão vencendo no primeiro semestre de 2015. “Os técnicos do Incaper e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) também estão auxiliando as administrações municipais na elaboração dos decretos de emergência para que a homologação da grave situação vivida pelos capixabas de todas as regiões do Estado aconteça de forma mais rápida”, informa o secretário.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice, destaca a importância do diálogo entre o Governo do Estado e a sociedade. “Neste momento de dificuldade, precisamos nos unir para encontrar soluções duradouras que garantam a execução de políticas públicas capazes de aumentar a reservação de água e a segurança hídrica em nosso Estado”.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são órgãos colegiados regionais e setoriais, deliberativos e normativos da bacia hidrográfica, por meio dos quais os interesses econômicos, sociais, ambientais e políticos são discutidos em busca do diálogo entre seus representes. Estes colegiados deliberam sobre as decisões referentes à questão da água em suas respectivas bacias hidrográficas.

Confira mais Notícias

Trilha para piscinas naturais do Parque Estadual da Pedra Azul é temporariamente interditada para manutenção

Associação de Artesãos de Venda Nova ganha novo nome e reforça identidade

Morre o Irmão Agostinho Bastianello, aos 96 anos

‘Campanha Doce Páscoa Feliz’ arrecada 2,4 mil caixas de chocolate para crianças carentes em Venda Nova

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas