Amigos se unem para ajudar adolescente com câncer

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

 

A solidariedade e a amizade estão mobilizando moradores da comunidade de Vivendas, no Distrito de Aracê, em Domingos Martins. Amigos de uma adolescente com câncer se uniram e arrecadam dinheiro para ajudar no tratamento. Uma campanha na internet foi criada e eles estão até vendendo os cabelos para conseguir o valor necessário.

 

A iniciativa foi tomada para ajudar Carolaine de Paula Gimenes (15), que tem ‘tumor de células da granulosa juvenil’, um tipo de câncer no ovário. A doença é rara. “Tumores em adolescentes não são frequentes, se comparados a outras faixas etárias. Quando aparecem, é mais comum que sejam originados de células germinativas [células formadas quando a criança ainda está no útero materno]”, explica Kítia Perciano, oncologista clínica do Núcleo Especializado em Oncologia. Esse é o caso do câncer da adolescente.

 

Carol, como é conhecida pelos amigos, descobriu a doença em julho do ano passado, quando desmaiou em uma academia de ginástica.  Desde então, ela já passou por vários exames e duas cirurgias. “Eu tenho sido muito forte desde o início. Não deixei a peteca cair! Acho que é Deus quem me dá força”, conta a adolescente.

 

Pensando nos efeitos do tratamento, os amigos de Carol decidiram se juntar e ajudar. Fizeram uma faixa com mensagem de apoio e espalharam caixinhas para coletar doações nos comércios. O dinheiro será usado para comprar uma peruca, para quando a adolescente começar a perder o cabelo.

 

Também foi criada, pelo irmão da jovem, uma ‘vaquinha’ em um site de financiamento coletivo. As amigas da adolescente decidiram ir além. Algumas cortaram os próprios cabelos, que serão vendidos. O dinheiro da venda também vai servir para comprar a peruca de Carol.

 

A ajuda vai chegar em boa hora. A jovem vive com a mãe, que é diarista, um irmão e o pai, que trabalha como pedreiro. “Pelo que a médica me disse, eu não vou poder trabalhar mais, porque precisarei acompanhá-la”, conta Márcia Gimenes, mãe da adolescente.

 

O tratamento quimioterápico começou nesta sexta-feira (27). Pelo Facebook, Carol publicou uma foto da sala de quimioterapia e uma mensagem demonstrando otimismo. “Chegou a hora. A mão suou mais frio, o coração bateu mais forte. Vamos lá! Minha vontade de viver superará todos os efeitos colaterais”, disse ela na rede social.

 

O tratamento deve durar seis meses, segundo a família, e é feito no Hospital Infantil de Vitória. A mãe de Carol ficará em um abrigo enquanto estiver acompanhando a menina. Quem quiser ajudar, pode acessar o site de financiamento coletivo – clique aqui para acessar – ou ligar para a família, pelo telefone (27) 99814-3857.

 

(FOTOS: ARQUIVO PESSOAL)

Confira mais Notícias

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho

Delegacia de Venda Nova do Imigrante lança cartilha com dicas de prevenção a golpes e estelionatos

30º Festival de Inverno de Domingos Martins entra na reta final com shows de 14 Bis, Dona Fran e Macucos

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil