A “Gruta do Limoeiro”, em Castelo, terá programação especial durante o mês do índio. Várias atividades estão previstas para contar a história dos Puris-Coroados, índios que viveram no Distrito de Limoeiro, onde fica a gruta. Dentre as atrações, estão a visita conduzida à gruta e ao cemitério dos índios, brincadeiras e a exposição de objetos e utensílios da cultura indígena.
"No ano passado, recebemos mais de 2.000 visitantes, inclusive muita gente de fora do município, de turmas de estudantes. Esse ano a expectativa é que esse número seja superado. Estamos trabalhando muito para atender os visitantes da melhor forma possível. Tenho certeza que esse será um momento muito especial para as crianças e os adolescentes que participarem da comemoração", comenta Maria Destefani Brunele, coordenadora da Associação Turística de Limoeiro (Limotur).
A visita promete ser gratificante. A Gruta do Limoeiro é um patrimônio histórico estadual, sendo a mais importante área de estudos sobre a pré-história do Espírito Santo. Pesquisas comprovam vestígios da presença humana no local desde 5.000 anos atrás. Possui características geológicas diferentes da maioria das grutas.
No interior da formação, é possível encontrar vários salões e também passagens bastante estreitas, com diversas formações originadas pela solidificação da água ao longo de milhares de anos. As mais comuns são: cortinas, estalactites, estalagmites e travertinos, que tornam a visita ainda mais fascinante.
As visitas acontecem acompanhadas por guias e com equipamentos de segurança, como capacetes e lanternas. Por isso, precisam ser agendadas antecipadamente, principalmente para grupos. Os interessados devem entrar em contato, de segunda a sexta-feira, entre sete e 13 horas, por meio do telefone da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (28-3542-8532) ou, de terça a domingo, entre nove e 16 horas, pelo número se telefone do Paiol da Gruta (28-99986-1542).