A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) fechou as negociações para incorporar a Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo (Pronova). Depois de três meses de negociações e vários encontros, membros das duas cooperativas aprovaram a junção em assembleia geral extraordinária realizada no último sábado (28).
Com a união, a Coopeavi espera iniciar uma nova fase com trabalho mais intenso voltado para os cafés da variedade arábica, principalmente no mercado de cafés especiais. A Pronova vai colaborar com esse processo, uma vez que é reconhecida pela excelência na produção sustentável dos grãos por produtores da agricultura familiar.
O nome Pronova não deve desaparecer com a união. “A Coopeavi pretende, com esse negócio, ampliar sua participação no mercado dos cafés arábica especiais. Manter a marca Pronova, que já é reconhecida no meio, ajuda na expansão”, explica Argêo Uliana, diretor administrativo comercial da Coopeavi.
Todas as responsabilidades e patrimônios que eram da Pronova foram transferidos para a outra cooperativa. “Com essa união, trabalharemos no fortalecimento do agronegócio e do cooperativismo, agregando valor às pessoas, assim como nas comercializações com um volume maior de cafés. O cooperativismo tem que se unir e fortalecer para concorrer no mercado”, destaca Uliana.
Os 180 produtores de café associados à Pronova foram adicionados ao quadro de cooperados da Coopeavi, que atualmente possui aproximadamente 10 mil membros. Cerca de 70% deles são cafeicultores.