O deputado federal Evair de Melo (PV-ES) apresentou, em 27 de maio, o Projeto de Lei 1711/15 que declara o município de Venda Nova do Imigrante como a capital brasileira do Agroturismo. Em sua justificativa, o deputado destaca que a cidade é referência no Brasil como berço do Agroturismo, modalidade de turismo rural que associa a vivência do cotidiano agrícola ao lugar, à visitação e a valorização do meio.
Em 2005, na Feira Nacional de Turismo Rural, em São Paulo, Venda Nova já foi reconhecida como a Capital Nacional do setor pela Abratur (Associação Brasileira de Turismo Rural). O município começou a desenvolver o Agroturismo em 1987, quando a atividade não tinha, ainda, essa denominação no País.
Evair ressalta que algumas propriedades rurais no município dispõem de locais para visitação, hospedagem e alimentação. Iguarias são encontradas durante as visitas às propriedades, tais como o Socol (embutido bem condimentado de carne suína), o Limoncello (licor amarelo de limão siciliano), o queijo tipo Resteia (de textura macia e sabor adocicado), a Puína (ricota cremosa), a Grappa (destilado do bagaço da cana) e a Caponata (antepasto preparado à base de berinjela). Outros produtos encontrados são o café 100% arábica, cachaça, doces, geleias, biscoitos, fubá de moinho de pedra, pizzas e massas em geral, vinho de uva e jabuticaba, licor, artesanatos e flores.
O deputado destaca também a importância da Festa da Polenta, que completa 37 anos em 2015. “A Festa é um evento em defesa da cultura, cuja iniciativa se deve ao padre Cleto Caliman”, lembra o deputado.
Acompanhe a tramitação do PL 1711/15:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1299574