E choveu. Olha a lama que deu

•Por Leandro Fidelis

Chove e o problema é o mesmo: um trecho da Estrada Lavrinhas, toda asfaltada, fica intransitável com lama a um palmo de altura. Moradores, motoristas e praticantes de caminhadas pedem providências.

Domingo passado, a reportagem da FMZ fotografou o local. Carros e motos deslizam com facilidade no lamaçal. Um carro da Prefeitura de Venda Nova limpou a área, mas basta chover para a lama rescindir. Os moradores afirmam que a terra vem de um terreno aberto, abaixo do Residencial Bounganville.

O pedreiro Nelson Mistura está construindo sua casa na estrada. Ele já é morador do bairro e diz que os vizinhos estão fazendo um abaixo-assinado para encaminhar às autoridades. “Moro numa rua não calçada e não adiantou construir numa de asfalto. Saí do barro para vir para outro barro”.

Moradora há oito anos, a dona de casa Benedita da Silva, 63, fica ilhada toda vez que chove a ponto de não conseguir ir a casa da filha, a cerca de 4 metros. “Tenho que cancelar as caminhadas. Minha filha tira o chinelo para passar na lama se quiser ir à minha casa”, relata.

Já a estudante Lara Antoniazzi, 12, conta que tomar a estrada da matinha como atalho se quiser chegar ao Centro da cidade, o que não a deixa livre da lama. “Ainda bem que vou à escola de carro com meu pai. Às vezes tenho pago multa na locadora de vídeos porque não consigo sair de casa”.

De acordo com o secretário Municipal de Obras, Onécimo Falqueto, o problema em Lavrinhas acontece porque as caixas secas abertas recentemente não absorvem toda a água vinda do terreno. Disse ainda que o proprietário deve tomar providências.

Procurado por nossa reportagem, o proprietário Dalton Perim informou estar resolvendo junto à Prefeitura. Segundo Dalton, não é possível cercar a água oriunda do morro onde fica o Residencial Bounganville. “Para minimizar, instalamos várias caixas secas e a água está descendo pelas manilhas. Na próxima chuva, acredito que não haverá problemas”.

Ainda de acordo com o proprietário, ele estuda com a Secretaria de Obras a construção de bueiros sob o asfalto para a água pluvial descer para o rio. As obras devem começar em breve.

Confira mais Notícias

TCMA doa ar-condicionado e máquina de lavar às Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Vendanovense participa de reality show em Portugal

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante