Por Leandro Fidelis
Matheus Modolo Ronchi, de 13 anos, é um dos 500 estudantes brasileiros que recebeu pelos Correios uma medalha de bronze da 10ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Ele é aluno da 7ª série da Escola de Ensino Fundamental Fazenda Mendes de Fonseca, da Fazenda do Estado, Domingos Martins.
O concurso foi realizado em maio em 4.899 escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Cerca de 350 mil candidatos do ensino fundamental ao médio fizeram uma prova com mais de 30 questões. Ao todo, foram distribuídas 21 medalhas de ouro, prata e bronze e certificados aos classificados. A Olimpíada é promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira- SAB e a Agência Espacial Brasileira- AEB.
Matheus é um menino esperto, curioso… Fica fácil identificar sua genialidade quando se quer entrevistá-lo e ele faz mais perguntas que o repórter. Diz que não estudou para a prova, apenas acompanhou todos os programas da TV Escola sobre o assunto. Gosto de saber sobre planetas, estrelas e cometas. Os programas são muito educativos, diz.
Mas o estudante, que mora em Pedra Azul, não sonha em ser astrônomo. “Quero estudar administração”.