Agronegócio

Câmara aprova novos financiamentos para agricultores endividados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou conclusivamente, na quarta-feira (17), proposta que reabre a possibilidade de novos financiamentos a agricultores que ainda estão renegociando dívidas relativas a determinadas operações de investimento, mesmo antes do quitá-las.

 

Trata-se de dívidas relativas a financiamentos feitos com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e dos fundos constitucionais de financiamento do Norte, Nordeste de Centro-Oeste.

 

O texto aprovado – Projeto de Lei 6263/09, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) – revoga dispositivos da Lei 11.775/08 que impedem, aos agricultores que estejam renegociando suas dívidas, novos financiamentos com recursos do crédito rural ou dos fundos constitucionais de financiamento. O projeto segue para o Senado.

 

O relator na comissão, deputado Esperidião Amin (PP-SC), defendeu a constitucionalidade e juridicidade do projeto. “Nada há no projeto que ofenda dispositivo constitucional. Igualmente, nada há que impeça sua admissão ou ordenamento jurídico”, avaliou o relator.

 

Relator na comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o deputado Celso Maldaner (PMDB-SC) observou que as dívidas a que se referem a Lei 11.775 tiveram seu prazo de vencimento prorrogado por quatro anos, e que esse é o prazo que os agricultores que tiveram suas dívidas renegociadas tiveram de esperar até que pudessem contrair outros financiamentos.

 

"Sem novos investimentos durante quatro anos, aqueles agricultores ficaram impedidos de modernizar suas atividades, o que é fundamental para que se mantenham competitivos", alertou.

 

Fonte e foto: Agência Câmara

Confira mais Notícias

Capixaba irá representar mais de 200 mil cafeicultores da América Latina e do Caribe na COP30

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida