A retirada das placas de sinalização turística que ficavam às magens da BR-262 já está causando problemas aos proprietários de pousadas, hotéis e restaurantes da Região Serrana. Na próxima segunda-feira (14), dirigentes de associações turísticas, prefeituras e Dnit vão se reunir e debater o que pode ser feito para solucionar o problema.
Segundo o presidente da Associação Turística de Pedra Azul e região, Jorge Uliana, a Casa do Turista, em Pedra Azul, recebeu várias reclamações de visitantes que não conseguiram encontrar o caminho para seus destinos. "Foram muitos turistas que não conseguiram encontrar os estabelecimentos. É um grande desconforto e muito ruim para uma região como a nossa. Temos que levar em consideração que nas cidades há placas, nomes de ruas, mas na área rural é mais difícil encontrar a localização, até porque o local é menos iluminado e há menos pontos de referência", relata.
Uliana explica ainda que o grupo vai propor, na reunião, uma solução que atenda aos comerciantes da região. "Queremos algo que não vá ferir a legislação de trânsito e que não cause poluição visual. Mas temos que pensar no turismo da região, que está perdendo com a retirada das placas", enfatiza.
O que diz o Dnit
Em nota enviada em 24 de julho, o Dnit informou que o objetivo da retirada das placas é dar maior segurança e conforto aos usuários da via e que as sinalizações comerciais e irregulares que estiverem dentro da faixa de domínio da rodovia serão retiradas.