Primavera será mais quente que o normal no Espírito Santo

A última previsão climática para os próximos três meses indicou que, na maior parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, incluindo o Espírito Santo, a probabilidade de chuva deve ser pequena. Baseando-se nessa previsão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) observou várias divergências entre os modelos de previsão de clima o que implica em uma baixa previsão em relação à qualidade de chuvas esperada para o próximo trimestre.

O que pode ser dito é que o Espírito Santo volta a ter condições favoráveis para chuva ao longo do mês de outubro. A previsão climática apenas aponta tendências para um determinado período (um mês, uma estação), focando na qualidade do regime de chuva e anomalias de temperatura. Eventos como a chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antecedência ou, dependendo de sua intensidade/deslocamento, poucas horas ou minutos.

O que é normal durante a primavera?
 

Na maioria das vezes, a primavera se trata do primeiro trimestre do período chuvoso capixaba, com o aumento gradual das chuvas em outubro. A temperatura aumenta rapidamente ao longo da estação, que passa a ter dias cada vez mais longos e noites mais curtas. Na Região Sudeste do Brasil, por ser uma estação de transição entre o inverno e o verão, traz mudanças aceleradas nas condições do tempo. 
 

No Espírito Santo, os meses de outubro, novembro e dezembro, que compreendem o período da estação, são os meses mais chuvosos do ano. Nesta época, ainda há a passagem de frentes frias de fraca intensidade acompanhadas de massas de ar frio, que provocam quedas ocasionais de temperatura, principalmente na região Serrana. Há um aumento progressivo no índice pluviométrico, marcando a passagem da estação seca para a estação chuvosa, onde se iniciam as pancadas de chuva no final da tarde ou à noite devido ao aumento gradativo das temperaturas e dos índices de umidade. 

 

Fonte: ascom/Incaper

Confira mais Notícias

Fim de semana sem chuva na Região Serrana

Espírito Santo pode ter mínima de 9 ºC no fim de semana

Tempo instável na virada de ano no Espírito Santo

Região Sudeste segue sem chuva até o fim de julho

Fim de semana de sol e altas temperaturas na região serrana

Massa de ar frio derruba temperaturas no Espírito Santo

Semana será de predomínio do sol com possibilidade de chuva rápida na região serrana

Novembro começa com sol e calor em todo o Estado