Mais do que uma comemoração, a Festa da Polenta tornou-se símbolo de Venda Nova. São meses de planejamento para chegar a outubro com tudo preparado para receber as mais de 50 mil pessoas que passam pelo Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, nos dois finais de semana da festa.
E a cidade já está se preparando para acolher o turista. Nos postes, as bandeirolas dão boas-vindas aos visitantes. No Polentão, os voluntários – são 1,5 mil, no total – trabalham para deixar o ambiente pronto para a festa. Este ano, há novidades.
"Teremos o armazém da Polenta, onde serão vendidos os souvenirs da Festa da Polenta. A construção ficou muito bonita, inspirada em construções do passado", conta o presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol), Tarcísio Caliman.
Quem entrar no armazém vai notar, além do cheiro de madeira que toma conta do ambiente, móveis cheios de história. A ideia é que o local se pareça com uma venda antiga. Para dar ideia do capricho com o passado, um dos balcões perteceu à venda de Onório Pizzol, uma das primeiras a surgir na cidade e que ficava em São João de Viçosa.
A arquitetura do armazém é inspirada nas velhas vendas e os móveis também são antigos. O da foto ficava na loja de Onório Pizzol, em São João de Viçosa
Trabalhos
Quem chega ao Polentão no dia da festa pode não ter muita ideia de como é feita a decoração. Para colocar os tecidos que enfeitam o teto dos galpões, por exemplo, é necessário usar uma grua. O trabalho é todo manual e é preciso de uma boa dose de paciência para desembolar tecidos, colocá-los sobre o arame e deixar o ambiente bastante acolhedor.
Confira fotos da preparação da festa
A Festa da Polenta começa na próxima sexta-feira (2), com a eleição da rainha e das princesas da festa. Veja abaixo a programação completa.