Atualizado às 11h28
Uma espécie de tornado atingiu a região de Lavrinhas, em Venda Nova, na tarde do último sábado (17). Duas pessoas tiveram ferimentos leves e a tempestade deixou um rastro de destruição no local. Um dos locais mais atingidos foi o Bar da Mata, onde estavam 15 pessoas. Na área, cerca de 15 árvores ficaram destruídas e muitas tiveram o tronco retorcido pela força dos ventos. Testemunhas disseram ter visto um redemoinho causando a destruição. Estufas de propriedades próximas também foram atingidas.
Segundo o meteorologista Cesar Soares, do Climatempo, pelos vídeos não é possível afirmar a ocorrência de um tornado, já que seria preciso uma imagem de um funil bem marcado para essa confirmação. Com relação às fotos, Soares explicou que é possível que outros sistemas também tenham causado a destruição, como o downburst ou micro explosão que, a exemplo do tornado, são fortes correntes de vento que descem da base da nuvem em direção ao solo.
O tornado é uma corrente de ar muito intensa que sai da base da nuvem, em espiral. Um dos efeitos em superfície é a torção de objetos. O downburst também é uma forte corrente de ar descendente, que também sai da base da nuvem, e com atuação circular. A diferença do downburst para o tornado é que o downburst não faz a torção dos objetos. "Mas é uma corrente de ar muito forte que é capaz de causar toda essa destruição de uma vez só", explica, em vídeo, Josélia Amorim. Já a micro explosão é uma corrente de ar forte saída da nuvem e concentrada em uma área. "A micro explosão e o downburst são muito semelhantes mas com área de atuação diferente". Veja aqui a explicação da meteorologista.
Confira o vídeo da tempestade, enviado por Leonardo Caliman, que mostra a formação do fenômeno.
Veja mais:
Minitornado fere duas pessoas na Lavrinhas e deixa rastro de destruição; FOTOS