O Natal deste ano será bem mais modesto nas ruas dos municípios. Em Venda Nova, serão colocadas duas árvores natalinas. Uma delas ficará no trevo de acesso ao Centro da cidade. A instalação, que terá 11 metros de altura, depende da liberação do Dnit, já que será feita na BR-262. A outra árvore ficará em São João de Viçosa, às margens da rodovia, em frente à igreja. A previsão é de que as duas ornamentações estejam prontas até a próxima semana.
A ideia é mesmo cortar custos. O total de gastos previstos para este ano será de menos de R$ 10 mil. No ano passado, por exemplo, foram gastos cerca de R$ 60 mil com enfeites e iluminação. "Temos dois problemas. O primeiro é mesmo o custo, já que a arrecadação das cidades está caindo. Outros municípios também adotaram a mesma postura. O outro é encontrar pessoas disponíveis para fazer os enfeites", explica secretário de Turismo de Venda Nova do Imigrante, Marco Grillo.
O corte de gastos não é exclusividade de Venda Nova. Em outubro, Domingos Martins anunciou que, devido à crise econômica, decidiu cancelar a realização do Brilho de Natal e festejos do Réveillon. Em resposta, moradores de Campinho, sede de Domingos Martins, se reuniram e buscaram alternativas para arrecadar recursos para a decoração e eventos. A Prefeitura de Vitória também optou por colocar uma árvore na Praça dos Namorados, na Praia do Canto.
Natal brasileiro
No dia 12 de dezembro, uma apresentação promete animar o fim de ano dos vendanovenses. O espetáculo 'Natal Brasileiro e Canções Natalinas', estará no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi. Com a participação do Coral Santa Cecília, dos núcleos de musicalização do Projeto Fames, da Faculdade de Música do Espírito Santo, e de bandas e corais de outros municípios, a apresentação começará às 17h30. A entrada é gratuita.
E para dar mais alegria ao Natal, está sendo preparado, para o dia 19 de dezembro, um auto de Natal. O evento, que terá música e diversão para toda a família, acontecerá no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão.