Suspeita de zika aumenta a procura por repelentes em Venda Nova

A suspeita de um caso de zika vírus em Venda Nova levou muita gente às farmácias em busca de repelentes de insetos. O mais procurado, principalmente pelas gestantes, é o produto com o princípio ativo icaridina. Em Venda Nova, essa loção já não é mais encontrada nas prateleiras dos comércios. Segundo Gil Zandonadi, proprietário de uma farmácia na Vila Betânea, o produto se esgotou nas prateleiras e não há previsão certa de quando será possível repor os estoques. O alarme foi por conta da comprovação da relação entre casos de microcefalia – uma má formação congênita – em bebês com o vírus zika.

 

"Há muita procura por esse produto. Inclusive recebemos ligações de Vitória, Muniz Freire e Iúna de pessoas querendo comprar esse repelente. Mas há outros produtos no mercado que também são eficazes contra o mosquito, apesar de ter um tempo de duração menor", explica. 

 

"A procura pelo repelente a base de icaridina aumentou muito de ontem para hoje. Mas há outros produtos no mercado que também podem ser usados por gestantes e que são eficazes. O negócio é espantar o mosquito", enfatizou uma atendente de uma farmácia na cidade, que pediu para não se identificar. 

 

Os produtos indicados para as grávidas, segundo profissionais de saúde, possuem os seguintes princípios ativos: icaridina, DEET e IR3535. A principal diferença entre eles é o tempo de duração do efeito protetor. A orientação é de que as gestantes sempre busquem orientação médica para fazer uso de qualquer produto.

 

Saiba mais
Venda Nova tem o primeiro caso suspeito de zika vírus; caso foi registrado na Vila Betânea
Estado já tem 11 casos de microcefalia em bebês; causa pode ser o zika vírus
Estado já tem 126 casos suspeitos de zika vírus
Estado já tem três casos confirmados de zika vírus

 

Próxima ao sétimo mês de gestação, Tainá Fraga Gouveia diz que sempre utilizou o repelente, mesmo antes do alarme contra o zika vírus. A jovem, que está grávida de um menino, conta que fez todos os exames do pré-natal e está tranquila. "No último ultrasom estava tudo certinho com o meu bebê, fiquei mais tranquila. Mas desde que soube que estava grávida já comecei a usar repelente de mosquitos, até por causa da dengue", explica. 

 


Chegando ao sétimo mês de gestação, Tainá não dispensa o uso de repelentes 

 

Casos

Venda Nova teve o primeiro caso suspeito de zika vírus. A infecção não foi confirmada em exames laboratoriais, no entanto, a vigilância de saúde estadual, pelo quadro clínico do paciente, suspeita que os sintomas podem ser causados pela contaminação pelo zika.  O coordenador da vigilancia sanitária de venda nova, silvio sathler, informou que os exames do paciente descartaram a infecção por dengue, que era a primeira hipótese, portanto, diante da situação alarmante que vem tomando a epidemia de zika virus no Estado e no país, a vigilância estadual resolveu colocar o caso como suspeita da doença.  O caso foi registrado na vila betanea, entre os dias 11 e 14 de novembro. Felizmente, a pessoa não era gestante, pois já é sabido que o zika pode causar má formação do feto, a microcefalia. 

Confira mais Notícias

Cuidados com a saúde mental em tempos de popularização dos jogos on-line

Unidade de Saúde da Vila da Mata terá novo horário de funcionamento até o fim do ano

Multivacinação para menores de 15 anos em Venda Nova a partir de segunda-feira (4)

‘Novembro azul’: a importância do homem estar presente na Atenção Primária à Saúde

ES amplia mamografia de rastreamento a todas mulheres a partir dos 40 anos

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza captação de órgãos

Saúde

Venda Nova implanta aplicativo para facilitar agendamentos de consultas médicas

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas