Em Venda Nova do Imigrante este ano já foram registrados até dezembro 83 casos suspeitos de dengue com 11 confirmados. Em relação a 2014, quando foram registradas 5 contaminações, o número de casos no município aumentou 120%. Entre os bairros com maior número de confirmações estão a Vila Betânea, com três registros, Vila da Mata, Viçosinha, Vargem Grande, Tapera, São João de Viçosa, Santo Antonio da Serra, Santa Cruz e Esplanada, com um registro em cada localidade.
Para combater a doença, é preciso combater o mosquito Aedes aegipty, transmissor não apenas da dengue, mas de doenças como chigunkunya e zika vírus. Os bairros com maior infestação predial de mosquito são São João de Viçosa, Santo Antonio da Serra, Vila Betânea, Santa Cruz, Bicuíba e Lavrinhas.
Ações
Na última terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Venda Nova do Imigrante fez um mutirão de limpeza de terrenos baldios, quintais e residências nas localidades de Camargo e São João de Viçosa. O mutirão começou às 7h no Camargo e seguiu para São João de Viçosa.
Equipes fizeram, nesta terça-feira (29), um mutirão de limpeza que começou no Camargo e terminou em São João de Viçosa
A ideia é conscientizar a população para a necessidade de participar do combate ao mosquito, além de encontrar e combater os focos de proliferação do vetor. Na limpeza, foram usados dois caminhões de coleta e uma pá carregadeira. Outros mutirões ainda serão realizados em outras comunidades.
Nas tabelas abaixo seguem o quadro de distribuição de casos suspeitos , variação 2014/2015 e o Índice de Infestação Predial do mosquito por localidade:
Com informações da PMVNI
Gráficos e fotos: PMVNI