Espírito Santo já registra falta de gasolina nos postos

14h30

 

Fernanda Zandonadi

 

Os motoristas capixabas podem encontrar dificuldades para abastecer os veículos nos próximos dias.  Donos de postos de combustíveis da Região Serrana do Estado já estão com as bombas quase vazias. O desabastecimento atinge não apenas as montanhas capixabas, mas também postos próximos ao litoral. Às margens da BR-101 Norte, por exemplo, postos já estão com as bombas secas há algum tempo. Alguns estabelecimentos de Vila Velha e Vitória também não têm o combustível. O problema, segundo os donos de postos, é a falta de regularidade na entrega do produto. 

 

Segundo o presidente do  Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos-ES), Nebelto Garcia, já há indícios de desabastecimento em alguns postos do Estado, mas ainda não é possível pontuar quais locais estão sem o combustível. "Sabemos que na BR-101 Norte já há vários postos sem gasolina. Mas as informações ainda são vagas. O que sabemos é que o desabastecimento não é pontual, já aconteceu em outros momentos do ano, mas não sentimos tanto", revela. 

 

Leia mais:
Aumenta a procura por gasolina nos postos de Venda Nova

 

O Nordeste já vem experimentando a seca nas bombas há algum tempo. Reportagem da Folha de São Paulo informa que muitos postos de Pernambuco e Paraíba já não possuem uma gota sequer de combustível. A pior situação, continua a reportagem, é na Paraíba, onde, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipetro-PB), 40% dos postos estão sem combustível desde a quinta-feira (25).

 

 

Tapa aqui, descobre lá

 

E a seca nas bombas do Nordeste pode ter agravado o desabastecimento no Espírito Santo. Segundo fontes de mercado, um navio da Petrobras, que traria a gasolina para os postos capixabas, deixou de atracar no Estado e seguiu rumo ao Estado da Paraíba, no Nordeste.  As informações são de que um outro navio chegará com o combustível em Vitória na próxima segunda-feira (4), o que pode minimizar um pouco o problema. 

 

"Percebemos que os postos do Espírito Santo já têm problemas de abastecimento há algum tempo. Mas no último mês, os donos de postos estão recebendo menos de 10% do que é  pedido. É um índice muito baixo", revelou a fonte.  

 

Em nota, a  Petrobras informou "que ocorreram atrasos pontuais em entregas de gasolina em algumas localidades do Espírito Santo, em virtude de demora na atração de navios de cabotagem. Já foram adotadas ações para a regularização da distribuição, como o redirecionamento de alguns pedidos de gasolina para locais com maior disponibilidade do produto".

 

 

Atrasos

 

Um proprietário de posto de gasolina de Venda Nova conta que só tem combustível para atender os motoristas por algumas horas. E não há previsão de entrega do produto. "Tenho recebido, nas últimas semanas, menos de 10% do que demando à distribuidora", revela. 

 

O proprietário de um outro posto nas montanhas, com a bandeira Ipiranga, informou que ainda há estoques,  isso porque a distribuidora recorreu a outros meios para garantir o óleo nas bombas. "O grupo se preveniu e está conseguindo suprir os postos dela", relatou. 

 

 

Confira a íntegra da nota do Sindipostos: 

 

O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos-ES) informa que alguns revendedores de diversos municípios estão enfrentando problemas de abastecimento por parte das distribuidoras. Sabe-se que existem atrasos e entregas em quantidades inferiores às solicitadas pelos revendedores, o que já está provocando a falta de produto em alguns estabelecimentos.

 

Esses são os fatos relatados pelos empresários. Mas não há confirmação, justificativa ou posicionamento oficial por parte da Petróleo Brasileiro. Em função desta falta de informações, não é possível fazer uma avaliação do cenário. Mais uma vez, como vem ocorrendo nos últimos anos, e se agravando nos últimos meses, revendedores e população ficam numa situação de incertezas quanto ao que pode acontecer nos próximos dias.

 

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Confira mais Notícias

Sicoob anuncia nova fusão de cooperativas no ES

Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,39% para 4,5%

Mercado eleva para 2,96% projeção de expansão da economia em 2024

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em agosto

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Mercado eleva para 2,68% projeção de expansão da economia em 2024

Carteira de crédito do Sicoob ES tem crescimento próximo a 30% no primeiro semestre de 2024