Epidemia de dengue atinge Venda Nova; veja os bairros mais afetados

Fernanda Zandonadi
jornalismofmz@gmail.com

 

A epidemia de dengue chegou forte à Região Serrana do Espírito Santo. A incidência da doença transmitida pelo mosquito é considerada alta em Vargem Alta, Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante. Em Vargem Alta, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o índice de casos chega a 1.168,3 casos por 100 mil habitantes. Conceição atingiu a marca de 493,5 casos por 100 mil habitantes. Já em Venda Nova, o índice das últimas quatro semanas, terminada em 26 de março, chegou aos 307,4. 

 

A incidência em Venda Nova, no entanto, é ainda maior, levando-se em conta os números mais atuais da Vigilância em Saúde da cidade, e chega a 652,8 casos por 100 mil habitantes. Na prática, esse número aponta que a cidade já registrou 155 casos da doença somente este ano. 

 

Os bairros mais afetados são a Vila Betânea, com 49 suspeitas e confirmações, seguido de Bananeiras, com 18 casos. Mas nenhum bairro da cidade está livre da doença. Até mesmo regiões que não tinham a doença até a última verificação, como Bela Aurora e Alto Viçosinha, já apresentam casos.  

 

Há várias ações de combate ao mosquito em prática em Venda Nova. Agentes de saúde visitam as residências e orientam os moradores, locais com focos estão sendo notificados e poderão ser multados e há o trabalho de pulverização em locais com pessoas doentes. 

 

"E nós já conseguimos o carro fumacê, que será cedido pelo Estado. Contratamos mais três agentes de saúde para visitar as casas. Essas ações ajudam a frear a situação, mas não elimina. Quem vai eliminar os focos é a população, que tem que ficar atenta. É um vírus perigoso que pode até matar. E nos preocupa porque o pico de infestação ainda não passou, que são os meses de abril e maio", ressalta o coordenador da Vigilância Sanitária de Venda Nova do Imigrante, Sílvio Sathler. 

 

Quem tiver algum dos sintomas da dengue deve procurar, antes de tudo, o Posto de Saúde mais próximo de sua casa. Lá será feita uma triagem e a notificação do caso. Essa notificação é importante porque a Vigilância em Saúde vai enviar agentes para fazer o bloqueio no local, impedindo a circulação mais ampla do vírus. "No Posto de Saúde temos profissionais treinados e médicos que poderão indicar se o paciente deve buscar ajuda no hospital para a hidratação venosa. Se o paciente estiver com dificuldade de urinar e dores abdominais, por exemplo, ele é encaminhado para o hospital para esse cuidado", explica Sathler. 

 

Veja os casos por bairro

Confira mais Notícias

Cuidados com a saúde mental em tempos de popularização dos jogos on-line

Unidade de Saúde da Vila da Mata terá novo horário de funcionamento até o fim do ano

Multivacinação para menores de 15 anos em Venda Nova a partir de segunda-feira (4)

‘Novembro azul’: a importância do homem estar presente na Atenção Primária à Saúde

ES amplia mamografia de rastreamento a todas mulheres a partir dos 40 anos

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza captação de órgãos

Saúde

Venda Nova implanta aplicativo para facilitar agendamentos de consultas médicas

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas