Depósito de lixo na mira do MP

* Por Leandro Fidelis

O Ministério Público-MP de Venda Nova moveu ação civil com pedido de liminar à Justiça cobrando da Prefeitura um novo local para o transbordo de lixo no município. A promotora Adriana Dias Paes Ristori alega que a estação, em Cachoeira Alegre, na zona rural, opera sem licenciamento ambiental do Iema e foi instalada sem nenhum tipo de critério e controle ambiental.

A ação é do dia 11 de janeiro, mas de acordo com a promotora, desde julho de 2006 o MP vem alertando extrajudicialmente o prefeito Braz Delpupo para esta irregularidade. Desde março de 2005, com a desativação do aterro sanitário em São José do Alto Viçosa, o lixo só fica 24 horas no município em um contêiner de 50 metros cúbicos. Dali uma empresa contratada faz o transporte para aterros na Grande Vitória e em Castelo.

Em janeiro de 2007, o Iema notificou a Prefeitura para apresentar novas áreas para instalar a estação. O relatório do instituto indica que, com as chuvas, as vias direcionam as águas para uma pequena vala. Dali o chorume vai direto para o Rio Viçosa.

“É um descaso grande. A Prefeitura alega não ter verba no Orçamento para isto e não resolve”, diz a promotora Adriana Ristori. Ainda de acordo com ela, o juiz Valeriano Cesário Bolzan ainda não apreciou a ação porque quer ouvir o prefeito antes.

Já Braz Delpupo afirma que a Prefeitura está procurando uma área adequada para o contêiner e não quis dar mais detalhes do assunto.

Confira mais Notícias

Venda Nova se prepara para corridas Kids e Rústica no aniversário de 37 anos do município

Divulgada programação da festa de emancipação política de Venda Nova do Imigrante

Venda Nova do Imigrante pode ter aeroporto próximo à BR 262

Veja como fica o expediente da Prefeitura de Venda Nova no feriado de Páscoa e Tiradentes

Orgulho de Ser das Montanhas Capixabas: uma campanha de valorização regional

Venda Nova abre inscrições para pré-cadastro de castração gratuita de cães e gatos

Madeira tratada: sustentabilidade e inovação para o futuro da construção civil

Clube Recreativo Venda Nova convoca associados para assembleia geral