A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) recebeu, entre 03 de janeiro e 21 de maio, 534 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Deste total, 91 casos de H1N1 foram confirmados por exames laboratoriais. Com relação ao número de óbitos, há 18 casos confirmados por H1N1 e outros 21 estão em investigação para determinar o agente causador.
Tanto a Influenza A (H1N1) quanto a Influenza Sazonal (gripe comum) são causadas por subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são os mesmos: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e mal-estar, caracterizando uma síndrome gripal. Quando o paciente apresentar estes sintomas e estiver com dificuldade para respirar, a orientação é procurar um serviço médico.
Vacina
O governo anunciou, na última semana, a compra de 150 mil doses da vacina contra a Influenza H1N1. A decisão foi tomada mesmo com o Espírito Santo tendo ultrapassado a meta de vacinação definida pelo Ministério da Saúde. A meta era alcançar 80% de vacinação desses grupos. Entretanto, o Estado já ultrapassou os 91%.
“Nossa decisão é para complementar 100% do grupo prioritário, o que aumentará o quantitativo de pessoas imunizadas e diminuirá, ainda mais, a transmissão da doença”, ressaltou o secretário da Sesa, Ricardo de Oliveira.
O secretário deixou claro que os contatos visando a compra começaram na segunda-feira (23). Entretanto, explicou que a Sesa ainda não pode prever uma data de quando, exatamente, as vacinas chegarão ao Espírito Santo.
“É importante lembrar que já havíamos solicitado ao Ministério da Saúde, por meio de um ofício, no último dia 11, que nos fosse encaminhadas mais doses da vacina para o combate à gripe H1N1”.
Com informações da Sesa