O Espírito Santo tem estado com tempo mais úmido após a passagem de uma frente fria entre os dias 20 e 21 de junho. A partir daí, ventos marítimos das massas polares que passaram a predominar sobre o mar sopram moderados e constantes, levando muita umidade do mar para o Estado. O excesso de umidade tem mantido a nebulosidade baixa, provocando a chuva frequente.
O Espírito Santo foi um dos lugares onde mais choveu no Brasil nas últimas 24 horas. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas do dia 27 e 9 horas de 28 de junho, a região de Santa Teresa acumulou 30,0 mm e Alfredo Chaves 26,8 mm.
Segundo o Climatempo, em Venda Nova do Imigrante, durante o mês de junho, já choveu 37 mm, valor que supera em 45% a média para o mês, que é de 26 mm. Junho é, históricamente, um dos meses em que menos chove na região, junto com julho e agosto.
Na capital, Vitória, choveu 20,6 mm. Com a chuva frequente que ocorre desde o dia 21 de junho, o total acumulado no mês já está em 70,8 mm. Este total supera em 9% a média de chuva normal para junho que é de aproximadamente 65 mm. Em junho de 2015 choveu cerca de 109 mm.
Com informações do Climatempo