O Hospital Padre Máximo (HPM), de Venda Nova do Imigrante, começou a realizar exames de Raio-X digital. A tecnologia promete diagnósticos mais precisos, acesso mais rápido ao resultado e redução de custos para a instituição, uma vez que elimina o uso das chapas convencionais.
O equipamento foi adquirido com recursos provenientes de emendas parlamentares. Em breve, o hospital vai incluí-lo em sua rede informatizada para permitir aos médicos acessarem as radiografias diretamente dos seus consultórios por meio de computadores e até do telefone celular.
O técnico em radiologia do HPM, Leonardo Casagrande, explica que o Raio-X digital conta com mais recursos para ampliar a imagem e evitar dúvidas nos diagnósticos de lesões e doenças. “Para fazer o exame, o tempo é o mesmo, só que agora tudo é digitalizado e lançado para impressão em película. Depois das imagens disponibilizadas em rede, até a impressão será descartada.”
O hospital é o primeiro da região serrana a disponibilizar esse tipo de exames pelo Sistema Único de Saúde-SUS. Para o médico radiologista Ulisses Dean da Silva, a tecnologia facilita o dia-a-dia no atendimento aos pacientes. “O equipamento melhora a qualidade do exame e facilita o diagnóstico. Sem contar que é excelente para o meio ambiente, pois não polui”, avalia.
Vantagens do Raio-X Digital:
– Não usa filmes radiográficos;
– Possuem uma placa de circuitos sensíveis aos raios X que gera uma imagem digital e a envia diretamente para o computador na forma de sinais elétricos.
– Não utiliza chassis como o sistema radiografia computadorizada
– Economiza tempo de transporte e processamento de imagens.
– Produtividade superior.
– Imagem pode ser visualizada em segundos,
– Melhor resolução e qualidade.
– Eliminação do processamento químico dos filmes torna o método não poluente e ecologicamente correto.
Fonte: ascom/HPM