Fernanda Zandonadi
fzandonadi@gmail.com
Depois de três anos de estiagem e chuva abaixo da média, o Espírito Santo deve ter precipitações acima da média durante o último trimestre do ano. De acordo com a previsão climática para a primavera de 2016, do Climatempo, os meses de outubro, novembro e dezembro trarão precipitações dentro e até acima da normalidade para os capixabas.
"Em geral, a primavera não é um período de muita chuva para o Espírito Santo, mas este ano, haverá mais chuvas do que no ano passado. A concentração será principalmente em novembro e os meses de verão estarão dentro da normalidade. Claro, não se resolve de uma hora para outra o cenário de seca do Estado, mas já é um início de recomposição deste cenário. As temperaturas também devem ficar mais amenas", relata o meteorologista Alexandre Nascimento.
Segundo o Climatempo, apenas os meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2016 tiveram chuva acima da média no Estado nos últimos três anos. Nos demais meses, as águas foram abaixo da normalidade. "E para reverter isso, vai demorar um tempo. Mas já é um início de recuperação. Este ano já começamos a sair do abismo hidrológico".