“O ser humano é o foco do nosso governo”

Fernanda Zandonadi

jornalismofmz@gmail.com

 

Em sua primeira entrevista após ter sido eleito prefeito por Venda Nova do Imigrante, com 8.877 votos, Braz Delpupo (DEM) fala dos rumos que pretende adotar em seu governo, como vai trabalhar a crise financeira que assola o país e salienta que sua administração tem como foco o ser humano.  Nos próximos dias, segundo Delpupo, será montada a equipe de transição do governo. Ele salientou ainda a importância do fortalecimento da agricultura e comércio locais. Confira abaixo os principais tópicos da entrevista. 

 

Funcionalismo.
"A folha de pagamento hoje está no limite, para assentar e enxugar teremos que acrescentar receita ou demitir.  É uma questão imediata. O municipio hoje não tem capacidade de fazer reajuste, reposição, por causa do limite de gastos com a folha de pagamento, que já está perto dos 54%, que é o limite, o sinal de alerta está ligado. Mês passado, chegou aos 53,8%.  Além disso, perdemos receita em relação aos outros municípios. Nosso maior desafio agora é a busca por fontes de receita. Uma dessas fontes é o comércio, temos que fortalecer o comércio local. Queremos conversar com os dirigentes da CDL, incrementar o comércio. As premiações são um bom exemplo de como podemos reaquecer o comércio da cidade, que precisa de apoio. Além disso, temos que pensar no produtor rural. Dar condições para que ele emita a nota fiscal, que é nossa maior ferramenta para incrementar a receita agrícola."

 

Infraestrutura.

"Vamos manter a limpeza e o atendimento, mas nosso maior pensamento é atender melhor o ser humano nas áreas social, na educação, na saúde. Vamos investir na prevenção bucal nas escolas, no combate às endemias, na mobilização da sociedade para resolver problemas como a dengue, que também depende da população para ter um fim. Queremos promover também os esportes, o lazer e mobilizar a sociedade para as parcerias com o setor privado, tão importantes para fazer a cidade crescer."

 

Transição.

"Já estamos pensando na nossa equipe de transição de governo. Temos que tomar pé de como estão as coisas na prefeitura e vamos nomear pessoas para nos ajudar nesse processo. Sempre fiz um governo técnico, tive até alguns adversários políticos que permaneceram trabalhando comigo, por serem qualificados. Julgo isso natural e bom para  a cidade. Nosso governo sempre foi assim e pretendemos continuar. Mas quando falo em pessoas técnicas, são aquelas que têm conhecimento e que também prestam atenção nas pessoas. O ser humano é o foco do nosso governo."

 

Festas.
"Qualquer festa que é feita em qualquer local tem que se pagar, seja na portaria seja com a mobilização da cidade. Quer dizer, em cima de uma festa, há todo gasto do turista com hotel, comércio, restaurantes. Circula dinheiro na cidade, o que é muito positivo para toda a economia. Temos um levantamento que, no nosso mandato, as vendas do comércio aumentavam entre 35% e 40% em épocas de festa. Mas tem que ser programada, dentro do que o povo quer. Temos que ouvir o que a população quer para fazer um investimento assim."

 

Agroturismo.
"Vamos voltar com o incentivo ao produtor rural, aquele que produz  em pequena escala. O agroturismo nada mais é do que o pequeno produtor disponibilizando sua produção às pessoas, se for em grande escala, é agroindústria. É a linguiça caseira, o artesanato, o queijo. Se são grandes quantidades e não são produzidos na propriedade, serão incentivados, mas com outro respaldo, já que o produto do agroturismo não paga impostos e precisa beneficiar o pequeno produtor."

 

Feira.

"A feira livre vai continuar, mas com outras formas. Ela tem que ser livre e atender a todos os segmentos da sociedade. As pessoas têm que ter liberdade para comprar o que querem e onde querem. Vamos estudar uma proposta que atenda a todos, a quem mora no Centro ou nas áreas mais afastadas. É preciso acesso fácil." 

 

Moradia.
"Nunca sai de Venda Nova, nunca me mudei daqui. Tenho um sítio em Alegre, que meu filho toma conta agora, e que visito de vez em quanto. Mas minha moradia fixa é Venda Nova, já estou aqui a 67 anos e aqui vou ficar."

 

Eleição. 

"Quanto ao número de votos, foi a mais simples até hoje. As pessoas estão querendo de volta o que já teve, a facilidade de falar com o poder público, a simplicidade em atender pessoas, com portas abertas. Para estar no poder público é preciso gostar do povo, ter prazer em ajudar. E, às vezes, só de ouvir alguém você já ajuda numa solução."

 

Recado para eleitores.
"Venda Nova está acima de tudo. Obrigado a todos que nos ajudaram, estamos aqui para uma Venda Nova para todos. Este foi o lema de nossa campanha e será nosso lema de governo. Vamos trabalhar para garantir acesso a todos na saúde, educação." 

Confira mais Notícias

Carlos Alberto Minet (PSDB) toma posse na Câmara de Venda Nova do Imigrante

Veja os nomes dos novos secretários municipais de Venda Nova do Imigrante

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Vereador Alexandre Feletti é eleito presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante

Eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1º) em Venda Nova do Imigrante

Comissão é montada para trabalhos de transição de governo na Prefeitura de Venda Nova

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante