Comissão aprova projeto que regulariza e incentiva criação de agroindústrias

O Projeto de Lei (PL) 3.584/2015 que tem como objetivo o incentivo à criação de novos empreendimentos agroindustriais, que  regulariza as agroindústrias informais e a competitividade agroindustrial do país, foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Agrário (CAPADR) da Câmara dos Deputados.
 

O PL, de autoria do deputado federal Evair de Melo (PV-ES),  institui a Política Nacional de Incentivo às Agroindústrias e conforme parecer votado na reunião da Comissão, a instituição de uma política nacional para o setor será uma importante medida para o desenvolvimento agroindustrial e permitirá uma integração entre as famílias do campo com o mercado consumidor.

 

 “A agroindustrialização informal realizada por produtores rurais de forma individual ou coletiva, é muitas vezes essencial para a sustentabilidade econômica das famílias do campo. O fortalecimento das pequenas e médias agroindústrias em atividade e o apoio à instalação de novos empreendimentos agroindustriais, notadamente daqueles voltados para o aproveitamento de nichos de mercado de produtos com características regionais ou de qualidade diferenciada, irá fortalecer o setor com as medidas propostas no projeto”, ressaltou Evair de Melo. 

 

Entre as diretrizes da Política Nacional de Incentivo às Agroindústrias estão a sustentabilidade econômica, social e ambiental das cadeias produtivas rurais; inovação, modernização e desenvolvimento tecnológico;  sanidade e segurança alimentar; indução do empreendedorismo e outras medidas capazes de fortalecer as diversas cadeias produtivas do agronegócio. 

 

Após a aprovação na CAPADR o PL seguirá para a última análise de seu trâmite na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Sendo aprovado, segue para o Senado Federal.

 

Fonte: ascom/deputado Evair de Melo

Confira mais Notícias

Carlos Alberto Minet (PSDB) toma posse na Câmara de Venda Nova do Imigrante

Veja os nomes dos novos secretários municipais de Venda Nova do Imigrante

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Vereador Alexandre Feletti é eleito presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante

Eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1º) em Venda Nova do Imigrante

Comissão é montada para trabalhos de transição de governo na Prefeitura de Venda Nova

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante